sábado, 10 de janeiro de 2009

A Troca


O primeiro dos 2 filmes que Clint Eastwood dirigiu em 2008 (o outro é "Gran Torino", que me anima mais), é a história real de uma funcionária da companhia telefônica que nos anos 20 teve seu filho sequestrado, num caso que expôs o sistema corrupto do Departamento de Polícia de Los Angeles.

Olhando além do tema e da história específica, "A Troca" é antes de tudo um filme de atriz. Assim como "Monster - Desejo Assassino" foi para Charlize Theron e "Meninos Não Choram" foi para Hilary Swank, "A Troca" é um veículo para Angelina Jolie ganhar outro Oscar (ela já ganhou um de coadjuvante por "Garota, Interrompida" em 2000). E apesar do filme ter muitas falhas, o que mais compromete é o fato dela estar mal no papel. Em parte por ser limitada como atriz, em parte por ter sido uma má decisão de casting. Jolie tem uma aparência tão extraordinária que isso a impede de se passar por uma mulher comum. Nunca, em lugar algum, essa mulher seria apenas mais uma. Toda vez que ela está na tela a atenção do espectador, que deveria estar voltada pra história, acaba sendo sugada por seus lábios gigantes. E nenhuma mulher com aquele rosto seria tão humildezinha. Não dá pra acreditar no personagem, é sempre a Angelina Jolie fingindo. O filme ainda comete o erro de enfatizar sua beleza com maquiagem e figurino. E em vez de ver o filme, o espectador fica se perguntando: se ela teve tempo pra passar batom e combinar as roupas tão bem, ela não pode estar sofrendo tanto! (Como exemplos de ótimas mães desesperadas, assista "Um Grito no Escuro" ou "A Escolha de Sofia" com a Meryl Streep, ou mesmo "Dançando no Escuro"com a Bjork) .

O filme também sofre de um excesso de sub-tramas e a gente sai com a sensação de que foram enfiadas 3 histórias num filme só. Vou dar nota 6. Mas não é o 6 que daria pra um filme como "Zohan" por exemplo, que significa: até que para um filme trash eu me diverti bastante. É um 6 que diz: pra um filme de primeira linha, até que esse tem defeitos demais.

Changeling (EUA, 2008, Clint Eastwood)

INDICADO PARA: Quem gostou de "Terra Fria", etc.

NOTA: 6.0

Um comentário:

Anônimo disse...

Caio, parabens pela analise! Não fui ver o filme exatamente pelo que voce escreveu: usam uma atriz pelo nome que ela tem e pela bilheteria que atrairá, sem absolutamente nenhuma
pertinencia de postura/aparencia que o papel exige.Isso já é notorio no proprio trailler.
Acho que o Tom Crusie tambem sofre do mesmo problema.Para mim é dificil ve-lo como um outro personagem que não seja ele mesmo. Caio, voce já viu o filme alemão " 4 minutos" ? O filme é brilhante, e tem um dos melhores casting que já vi. Já saiu em dvd, e eu gostaria muito da sua opiniao.
beijos, e parabens pelas analises, já percebi que voce não se deixa impressionar por nomes famosos...continue lúcido, mesmo que te rotulem de exessivamente critico. beijao, Cris Partel