domingo, 1 de fevereiro de 2009

Foi Apenas um Sonho


Quarto filme de Sam Mendes ("Beleza Americana", "Estrada para Perdição" e "Soldado Anônimo"), estrelando sua esposa Kate Winslet e Leonardo DiCaprio. Como todo filme de Mendes, o filme é um primor em todos os sentidos, e diferente do que falei sobre "Benjamin Button", suas várias qualidades individuais (como edição, trilha sonora) trabalham junto com a história e engrandecem a experiência como um todo. Talvez o maior mérito do filme seja as performances. Leonardo DiCaprio pela primeira vez me conquistou como ator, e Kate Winslet está monumental - eu chorava só de vê-la na tela. Uma grande atriz (e isso vale pra cantores, bailarinos, escritores, modelos...) deixa a gente tão seguro em relação a sua performance que, mesmo que ela se arrisque, vá até seus limites, a gente não fica com medo dela se sair mal. Mesmo que ela tropece ou engasgue, ela ainda está dentro do papel. Atrizes mais limitadas (como Angelina Jolie em "A Troca") deixam a gente desconfortável, consciente da interpretação.

Algumas pessoas que leram o livro criticaram o filme, dizendo que o material não funciona tão bem pro cinema, e que algumas coisas foram deixadas de fora. Eu achei tudo muito coeso e envolvente. Se senti falta de alguma coisa, foi talvez de uma análise um pouco mais abrangente da situação. Será que a sociedade era de fato a vilã? Será que simplesmente eles não eram feitos um pro outro, e num outro casamento a April estaria mais disposta a aceitar uma vida normal? Duvidinhas assim que me impediram de sair do filme dizendo "Esta é a mais brilhante análise de um casamento que eu já vi". Mas acho que isso não compromete, pois essas questões também fazem parte da complexidade das relações, que é justamente o tema do filme. Uma história mais mastigada e fácil de digerir provavelmente teria sido menos memorável.

Indicado a 3 Oscars: Melhor Ator Coadjuvante (Michael Shannon), Figurino, Direção de Arte.

Revolutionary Road (EUA/RU, 2008, Sam Mendes)

INDICADO PARA: Público adulto, fãs de dramas sensíveis. Quem gostou de "Pecados Íntimos", "Longe do Paraíso", "Gata em Teto de Zinco Quente", "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", etc.

NOTA: 8.5

3 comentários:

Unknown disse...

Como vc sempre vc arrasou na crítica. Amei o filme tb e saí com uma vontade imensa de discutir o filme por horas a fio. O filme é maravilhoso em tdos os aspectos, fotografia bela, trilha sensível e inesquecível, conteúdo rico e arrebatador e atuações q realmente irão fazer chorar. é impressionante ver os dois em cena... Fico com a sensaçao de q Kate merecia ser indicada 2 X no Oscar, assim como fizeram no Globo de Ouro. Se Angelina está lá,n considero injusto indicar ela como coadjuvante mesmo sendo atriz principal. A cena final do café da manhã, pra mim, já é uma das melhores de tdos os tempos.

Anônimo disse...

Vc tem a crítica de Benjamin Button? não achei no blog.

Caio Amaral disse...

Hmm acho que já teve, mas deletei.. Teve uma época que comecei a deletar várias críticas antigas por achá-las datadas, mal elaboradas.. Só depois descobri que podia apenas ocultar sem deletar. Dei nota 7.0 pelo que me lembro para o Benjamin Button (é minha nota no IMDb).. Em geral achei bom, mas com alguns problemas. abs.