quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Milk - A Voz da Igualdade


Gus Van Sant é um dos diretores mais esquizofrênicos em atividade. Começou a carreira com filmes cults sobre jovens rebeldes ("Drugstore Cowboy", "Garotos de Programa"), chegou à consagração com "Gênio Indomável", depois começou a pirar. Primeiro veio o infame remake colorido de "Psicose". Depois parece que ele se apaixonou pelo plano-sequência (longas cenas filmadas de uma vez só, sem cortes) e fez vários filmes sobre jovens alienados ("Gerry", "Elefante", "Last Days", "Paranoid Park"), todos muito chatos, silenciosos e sem muito conteúdo, quase exercícios fotográficos (o diretor favorito dele é o Kubrick - ele inclusive filmou alguns de seus filmes no formato 1.37 : 1, vulgo "fullscreen", assim como Stanley, mas as semelhanças param por aí).

Agora ele reaparece com um filme narrativo completamente mainstream (considerando o tema), dirigido da maneira mais direta e tradicional possível, sem nenhum vestígio de sua loucura! O que será que isso significa?! Será que ele percebeu que estava viajando demais e resolveu fazer as pazes com o público? Será que ele só estava precisando de dinheiro, e daqui a pouco ele vem com uma sequência em 3D de "Cidadão Kane"? Não sei, acho que nem ele sabe. Mas o filme é realmente bom, com um elenco brilhante, um dos melhores "ensembles" do ano. É a boa e velha história do homem contra o sistema, mas com o frescor de ser o primeiro filme importante sobre o movimento dos direitos gays.

Infelizmente, o filme ganhou um novo sentido depois que a "Proposition 8" foi passada na Califórnia no final do ano passado (a lei que voltou a proibir o casamento gay). É como se as conquistas de Harvey Milk tivessem se tornado um pouco menos relevantes de uma hora pra outra. É irônico que um filme que fala justamente sobre o poder da persuasão tenha perdido essa oportunidade tão óbvia - muitos acreditam que se o filme tivesse saído apenas alguns meses antes nos EUA, a lei não teria sido aprovada. É possível... Agora só podemos torcer pra situação sensibilizar os votantes da Academia e favorecer o filme no Oscar - o que valeria também como pedido de desculpas a "Brokeback Mountain", rs.

Indicado a 8 Oscars: Melhor Filme, Diretor, Ator (Sean Penn), Ator Coadjuvante (Josh Brolin), Roteiro Original, Trilha Sonora, Edição, Figurino.

Milk (EUA, 2008, Gus Van Sant)

INDICADO PARA: Quem gostou de "Erin Brockovich", "Fahrenheit 11/9", "A Mulher Faz o Homem", etc.

NOTA: 8.5

2 comentários:

Anônimo disse...

F* U R GOOD! ADOREI ! Vamos nos falar?

Anônimo disse...

Tb achei excelente!!! A história, a direção e as atuações..... fora a constatação de que apesar do mundo ter mudado significativamente, ainda há MUITA coisa para evoluir...