quinta-feira, 12 de março de 2009

W.


A vida do ex-presidente americano George W. Bush contada por Oliver Stone, aclamado diretor de "Platoon", "Nascido em 4 de Julho" e "JFK".

Soa um pouco estranho sair um filme sobre a vida de Bush agora em 2008? Quando ouvi falar do projeto pela primeira vez também achei que sim. Mas se tratando de Oliver Stone, que sempre foi conhecido pela polêmica, a idéia não me pareceu inadequada. Imaginei algo explosivo, controverso, e não esse filme tímido, em cima do muro, que nunca sabe se está ridicularizando ou sentindo pena do personagem. Afinal, Bush já foi tão massacrado por gente talentosa nos últimos anos que fica difícil acrescentar qualquer coisa ao tema. O filme tenta ter uma visão mais compreensiva dele, mostrando sua trajetória de Yale até a Casa Branca, tentando sempre atingir às expectativas do pai. Mas no fundo só faz isso pra tentar criticá-lo num tom mais "respeitável", o que apenas prejudica o filme, pois depois do que Michael Moore fez em "Fahrenheit 9/11", isso aqui fica parecendo um tapinha nas costas do presidente. Uma coisa que eu acredito é que um filme precisa estar ou a favor, ou contra seu personagem (de preferência a favor). Se você quer ficar no meio, contar a história de um personagem ambíguo, que tem tantas qualidades quanto defeitos, você tem que ter um roteiro tão brilhante que no fundo acabe sendo sobre algo maior que o protagonista (não é impossível; Kubrick fez isso brilhantemente em quase todos os seus filmes, especialmente em "Barry Lyndon" e "Laranja Mecânica"). "W." tem um roteiro fraco, um elenco mal dirigido (imagine desperdiçar Jeffrey Wright, Scott Glenn, Ellen Burstyn, Thandie Newton, Josh Brolin, Richard Dreyfuss, James Cromwell...), e independentemente de ter saído no momento errado (o que não é um erro fatal, afinal não acho que filmes tenham que "servir" pra qualquer coisa, muito menos pra política), o filme não funciona pois é um trabalho cinematográfico medíocre, simplesmente. O filme faz para Bush o mesmo que "As Torres Gêmeas" fez para o 11 de Setembro e "Alexandre" fez para o rei da Macedônia.

W. (EUA, 2008, Oliver Stone)

NOTA: 5.0

2 comentários:

Anônimo disse...

A vida de George W. Bush poderia dar um excelente estudo de caso, de como alguém pode chegar aos píncaros do poder sem mérito algum, e sem nenhum talento, exceto talvez o de manipular pessoas, apenas graças à proteção dada pelo prestígio e dinheiro de sua família.

Caio Amaral disse...

Heheh.. seria legal.. algo na linha do Game Change (sobre a Sarah Palin), rs.