quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Onda


Filme alemão onde um professor de colegial faz uma experiência incomum com seus alunos para ensinar os mecanismos do fascismo, demonstrando na própria sala de aula que ele ainda não morreu e pode voltar a acontecer a qualquer momento.

Uma sinopse interessante, mas que o filme não chega a realizar de maneira satisfatória. O filme é irritante, da mesma forma que Ensaio Sobre a Cegueira foi irritante: ele quer provar que o ser humano é mau e corrupto, porém não tem nem os argumentos nem a sensibilidade para fazê-lo. Em apenas alguns dias os alunos de A Onda já estão totalmente transformados, saindo pelas ruas pixando muros, vestindo uniformes e fazendo a saudação nazista. Adolescentes normais de classe média jamais dariam tanta importância pra qualquer coisa que se passasse dentro da escola. Eu não estava acreditando em nada, até que me lembrei de um detalhe: no começo do filme apareceu na tela "baseado numa história real"! Ué... Como um filme baseado numa história real pode parecer falso? Eu já vi filmes sobre coelhos assassinos que me pareceram razoáveis! E aqui está o porque: no cinema a realidade dos personagens importa muito mais do que a realidade dos acontecimentos. Se você acredita no personagem, você acredita na história. E A Onda pode muito bem ter sido baseado numa história real, mas certamente não foi baseado em pessoas reais.

Die Welle (ALE, 2008, Dennis Gansel)

INDICADO PARA: Quem gostou de Edukators, etc.

NOTA: 4.5

6 comentários:

Unknown disse...

Eu nao sei se tem alguma coisa a ver, mas "A Onda" tem uma versão americana bem antiguinha, em que um professor em sala de aula tenta explicar como a alemanha nazista acabou seguindo o autoritarismo de Hitler com o fanatismo que foi.

Existem experiências reais de comportamento do ser humano e sua índole diante de situações, como o estudo prisional em Oxford, em que estudantes foram divididos em prisioneiros e guardas.

Querendo ou não, apenas se prova as teorias de Kant.

Caio Amaral disse...

Oi Rodrigo (é algum Rodrigo que eu conheço??), existe mesmo um filme feito pra TV de 1981 (na realidade é um média metragem de 44 minutos) baseado também no livro do Todd Strasser. Mas parece que é bem mais "light" que este, pois ganhou um Emmy de melhor programa infantil! Coitadas das criancinhas... Rs.

Sérgio disse...

Amigo, algumas coisas foram equivocadas em seu comentário sobre o filme no meu ponto de vista, aquela não era uma saudação nazista, o nacional socialismo não tem nada a ver em termos estéticos com "a onda", e sim q a saudação entre outras coisas foram baseadas nesses grupos de cunho autoritário e ditador. embora eu não tenha visto Ensaios sobre a cegueira nem algo do tipo. não estou criticando seu modo de interpretar filmes, nem mudar a visão de ninguem, nem nada, só achei interessante comentar com vc. que um foco interessante nesse filme é o psicológico de cada personagem, q embora seja coisa de filme, é mt bem retratado, pois considerando o pais, a história e seus efeitos nos cidadãos, uma idéia, um ideal, pode ser seguido em questão de minutos, pois exatamente esses ideais são movidos pela emoção e não pela verdade, podemos ver muito disso em movimentos politicos e religiosos. mas aqui no Brasil e em outras partes do mundo temos várias "Ondas" q levam mentes e vidas, fanatismo religioso e futebolistico são alguns deles.

Caio Amaral disse...

Oi Sérgio. Entendo o que diz. É que no meu ponto de vista, cinema não é um meio para a divulgação de "mensagens" didáticas. Um filme pode até ter uma mensagem, mas essa não é a finalidade dele - o que importa é o estilo, a qualidade das idéias, o desenvolvimento da história, a caracterização dos personagens, o clímax, etc. Nesse nível, o filme oferece muito pouco. Ele funciona mais como "mensagem" mesmo... Só que pra captar essa mensagem, basta ler a sinopse, ou então uma crítica qualquer, não é necessário ver o filme, hehe. Abs.

Anônimo disse...

Você realmente acha que as pessoas não podem se comportar assim? No próprio filme mostrou varias ondas que as pessoas seguiram ( no momento que eles saem espalhando o símbolo da onda)anarquismo, religião, cartão de credito, MC... Isso mostra como varias pessoas seguem ondas e assim como os estudantes acham que são superiores para ser tão facilmente manipulados. Mas para quem não compreender, sugiro vê um pouco sobre distopia ajudará na visão de ensaio sobre a cegueira tbm. Assim ficará mais fácil entender a proposta do filme, que em minha opinião foi muito bem construído.

Caio Amaral disse...

Acredito sim nos fatos. Não disse que seria impossível isso acontecer... Disse que o filme não soube relatar esses acontecimentos de forma convincente. Não é porque a história é verídica que necessariamente o filme é verossímil...