sábado, 14 de novembro de 2009

Coco Antes de Chanel


O filme irá agradar menos àqueles que estiverem indo atrás de um filme sobre moda do que àqueles que estiverem indo atrás de um bom filme apenas. Não espere grandes desfiles, segredos revelados, detalhes sobre o estilo e técnica de Chanel. O filme é sobre a mulher. Ele foca muito mais nas questões pessoais de Coco do que nas profissionais. E mesmo assim, é um filme envolvente e até emocionante. Audrey Tautou está perfeitamente adequada no papel. Coco é determinada, independente, realista. Ela usa seus relacionamentos amorosos como oportunidades pra subir na vida; e faz isso com tanta naturalidade que você nem se atreve a achar que há algo de errado. Esse personagem forte e bem construído é o coração do filme. Acompanhamos Coco desde que era bem jovem fazia apresentações musicais em casas de quinta categoria. Ela vai em frente, desviando da prostituição, e eventualmente começa a fazer chapéus - não como alguém que recebe um raio de inspiração e descobre um talento divino. A arte não parece ser seu destino final. Ela não fica em nenhum momento deslumbrada com seu próprio talento. Moda é um negócio, um mercado. Ela quer dinheiro, e ela tem as ferramentas necessárias para consegui-lo. Arte é um efeito colateral. Essa visão de Chanel pode parecer um pouco "fria" e sem glamour, mas acho que é exatamente esse realismo que torna o filme convincente.

Preciso elogiar também Anne Fontaine pelo cuidado com a imagem. Tenho um fetiche especial por planos abertos - daqueles bem enormes e estáticos onde os personagens viram pequenos pontos na tela - e Fontaine me presenteou com vários neste filme. Mais um ponto pras cineastas mulheres!

Coco Avant Chanel (FRA, 2009, Anne Fontaine)

INDICADO PARA: Mulheres e fãs de moda e de biografias. Quem gostou de Piaf - Um Hino ao Amor (claro que este é bem mais light!).

NOTA: 7.5

4 comentários:

Tiffany Noélli disse...

Oi, Caio! Já faz um tempo que leio seu Blog e posso dizer que essa crítica do filme Coco, foi a melhor de todas. Tanta maturidade você passou, uma observação suave sobre a história. As vezes só escrevendo dá para sentir a pessoa aí do outro lado. E posso dizer que me você me transmitiu que esse é momento atual, em sua vida está sendo muito especial. Tem algo diferente! E se ainda não tiver, vai acontecer.. Beijos!

Rene disse...

Caio parabéns pelo blog e especialmente pelo post. Gostei bastante, não sabia q vc tinha um blog. Vou assinar seu feed.

Caio Amaral disse...

Tiffany, sempre ótimos os seus comentários! Se viu maturidade é pq o filme inspirou isso e porque vc também a tinha pra poder perceber! =) Beijosss.

Caio Amaral disse...

Valeu Reneee... E pode reclamar sempre que eu falar algum absurdo, haha. Abração!