sábado, 21 de novembro de 2009

Lua Nova


Acho que a maior força deste filme é também seu maior problema - Taylor Lautner (o lobisomem que briga pelo amor de Bella) é muito mais interessante que o vampiro Robert Pattinson! Não só por ele ser mais atraente (e isso não sou eu que estou falando; basta ouvir os gritos no cinema quando Lautner tira a camisa - não ouvi nenhuma reação semelhante voltada pra Pattinson, nem no primeiro filme). Mas o set-up do romance deles é muito melhor. No primeiro filme, Bella bate o olho no vampiro e já está apaixonada, só por ele ser charmoso e misterioso. Com o lobisomem, a gente consegue entender melhor a natureza da atração. Os dois já se conhecem há bastante tempo; agora o menino está malhado e mais bonito... Há também uma tensão pelo fato do garoto ser mais novo que ela... Eles começam a se encontrar, fazer coisas juntos... A gente se envolve e acaba torcendo mais por este romance (que é palpável, realista, leve), do que pelo amor cafona de Pattinson que está sempre gemendo e soltando frases bregas como "Você já me dá tudo ao respirar!". Então nos entediamos no terceiro ato, pois Lautner tem que sair de cena e ficamos apenas com Pattinson citando Shakespeare.

Tirando isso, o filme é claramente superior a Crepúsculo em vários sentidos. Parte porque a história é melhor, parte porque tiraram a desengonçada diretora Catherine Hardwicke e colocaram Chris Weitz no lugar, que apesar de ter errado feio em A Bússola de Ouro, sabe contar uma história e tem algum senso de cinema. Eu não queria gostar do filme, mas minha atitude já foi abalada logo nos créditos iniciais - uma sequência de título cuja simplicidade e elegância me lembrou à do clássico Alien - O 8º Passageiro.

The Twilight Saga: New Moon (EUA, 2009, Chris Weitz)

INDICADO PARA: Meninas de todas as idades. Proibido para meninos adolescentes.

NOTA: 7.0

3 comentários:

alex hoera disse...

nota 7? então é bom, não? adorei seu blog, mudou o layout, né? curti bastante! e gostei da análise! vou aproveitar pra testar aquele link que você mandou! ;)

e na mtv não se fala outra coisa além desse filme, já sei até algumas falas! hahahaha... vou acabar assistindo e gostando! estou sendo qse pego pelo cansaço! :) mas vou esperar pra poder baixar ou assistir algum dvd, hehehe... não tenho pressa!!!

Caio Amaral disse...

Fala Alex!! Então, eu achei bem fraco o "Crepúsculo", então se curti este deve ser porque ele tem algum mérito mesmo, hehe. É bem teen, bem pop, mas achei bem feito. Mas aviso que é o tipo de filme que ver no cinema faz a diferença... A produção, o som... Sem falar na energia da platéia... As menininhas suspirando, hehe. Ajuda a comprar a idéia. Abração!

Rodrigo kupfer disse...

Estou me deliciando em ler os textos descrevendo sua opinião. E o palpite sobre a terceira lenda a se apaixonar pela moçoila tambem me matou aqui na cadeira do trabalho.

Parabens MESMO Caio!