terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Fim da Escuridão


Thriller dirigido por Matin Campbell (Cassino Royale) sobre um policial que investiga a morte de sua filha, baleada numa emboscada aparentemente armada contra ele. O filme marca a volta de Mel Gibson às telas - apesar dele ter dirigido e produzido A Paixão de Cristo e Apocalypto, Gibson não protagonizava um filme desde Sinais, de 2002.

O filme é extremamente tradicional, mas sem parecer datado ou previsível. A maioria dos filmes comerciais está sempre tentando te roubar a atenção de uma forma barata. Escalam atores bonitos, mesmo que eles não sejam os melhores pro papel. Seguem tendências de todo tipo, como essa moda de fotografar tudo com câmera na mão... Elevam a violência a níveis grotescos, inserem músicas populares mas inapropriadas na trilha sonora... Precisam sempre estar "inovando" de alguma forma. Me dá sempre uma sensação de conforto ver um filme como este, que captura completamente a atenção do espectador apenas com os elementos fundamentais da narrativa, sem precisar apelar pra outras coisas. Pode não ser o filme do ano, mas é um filme sólido e que simplesmente funciona. Gostei também de Mel Gibson. Acho incrível como ele consegue preservar uma certa vulnerabilidade ao interpretar, mesmo após décadas de estrelato (outros como Bruce Willis, George Clooney e Tom Hanks já estão com aquela expressão dura dos canastrões).

Baseado numa premiada mini-série britânica de 1985.

Edge of Darkness (RU/EUA, 2010, Martin Campbell)

INDICADO PARA: Quem gostou de Busca Implacável com Liam Neeson. AMIGOS: Carolina K, Felipe E, Mariana M, Mázio, Oghan, Rafa V, Wellington.

NOTA: 7.0

2 comentários:

Anônimo disse...

O filme O Fim da Escuridão, apesar de pequenos furos que poderiam ter sido evitados, é muito bom. Prende a nossa atenção do princípio ao fim e não tem como a getne não sentir empatia por Thomas, personagem de Gibson, que em muitos momentos nos faz sentir sua dor de pai. Isso só demonsta o excelente ator que Mel Gibson é. E vamos e venhamos, nem a idade lhe diminui o carisma, o charme, a beleza, e, principalmente, o talento e a vitalidade.
Acho que Mel Gibson, mesmo de bengala, ainda conseguirá nos emocionar pela profundidade de emoção que passa com o olhar, e seu inabalável carisma.

Caio Amaral disse...

Olá Anônimo. Também gostei muito de Mel Gibson nesse filme... É pra lembrar a gente que o sucesso dele não aconteceu por acaso.