domingo, 7 de março de 2010

As 3 Possibilidades Mais Assustadoras do OSCAR 2010


1. AVATAR PERDER PARA GUERRA AO TERROR. Se ainda fosse uma disputa do tipo filme pipoca VS. "cinema de qualidade" (como em 1978, que Star Wars perdeu pro Annie Hall do Woody Allen), acho que eu até entenderia (afinal Annie Hall também era uma obra-prima, só que de um tipo diferente de Star Wars). Nesse caso a disputa é entre um filme excelente que é a maior bilheteria de todos os tempos VS. um filme pior que ninguém se lembrará daqui a 1 ano e que está entre os menos vistos da história do Oscar. Seria um erro, simplesmente.

2. JAMES CAMERON PERDER PARA A EX KATHRYN BIGELOW. Estou pondo de lado aqui meu "preconceito" contra as diretoras de cinema (esse ano por sinal foi ótimo para elas; tivemos Julie & Julia, Coco Antes de Chanel, Educação, todos filmes muito bons). É que nesse caso específico simplesmente não dá pra comparar uma coisa com a outra, é como um castelo de cartas concorrendo com a Catedral de Notre-Dame.

3. MERYL STREEP NÃO GANHAR DE NOVO. Ainda não vi o filme da Sandra Bullock, e apesar de eu achar ela ótima atriz, acho difícil imaginar que ela possa ter feito algo mais elaborado e genial que Streep em Julie & Julia. Seria um prêmio pela popularidade atual de Sandra e pela carreira dela também. Mas por que não dar um outro prêmio pra carreira de Meryl Streep? Afinal, faz 27 anos que ela não ganha um Oscar! Quantas carreiras não valem o que ela fez nesses últimos 27 anos?

Nos 3 casos existe um padrão - um concorrente é obviamente mais forte que os outros, então parece que existe algo de errado em premiar o melhor. Parece mais nobre dar uma chance pro segundo colocado, pro mais fraco. Gente, é o Oscar! O prêmio mais cobiçado do mundo! Se ISSO não for uma competição justa e impiedosa, então está na hora de criar um outro prêmio que nos dê essa referência.

3 comentários:

Anônimo disse...

Totalmente de acordo! Assistir às premiações "politicamente corretas" foi bastante desanimador. Como assim a Sandra Bullock ganhar o prêmio de melhor atriz? A atuação dela não tem nada de especial (pra não dizer ruim). A impressão que me deu é a de que a história de Blind Side, por ser baseada em fatos reais, bastaria por si só. E como assim o filme de melhor bilheteria de todos os tempos não levar o prêmio de melhor filme ou de melhor diretor????? Beijo. Viviane Soares.

Caio Amaral disse...

Oi Vivi!!! Olha, eu já nem fico mais frustrado com os resultados do Oscar, todo ano é a mesma coisa, rsss. Então você já viu "The Blind Side"? Imagino algo na linha do que a Julia Roberts fez em "Erin Brockovich", mas nem sei se tão bom. Vou assistir nessa Quinta. "Guerra ao Terror" ganhou acho que por ser de uma mulher, ex do Cameron e tudo mais. Os votantes da Academia infelizmente são pessoas comuns, acabam sendo influenciados por essas coisas. Eu sou a favor de mandar todos os 6 mil membros da academia embora e recomeçar esse clubinho do zero! Rsss. Beijoss!

Anônimo disse...

Assisti "The Blind Side" sim... e achei beeem mais ou menos... sei lá... estava esperando mais. Achei ela meio forçada, e o rapazinho um tanto quanto inexpressivo.
Beijo,
Viviane