terça-feira, 2 de março de 2010

A Fita Branca


Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, em 2009, A Fita Branca é o novo filme do provocador cineasta alemão Michael Haneke (Caché, Violência Gratuita). Contada em preto e branco, a história se passa num vilarejo alemão poucos meses antes do início da Primeira Guerra Mundial, onde misteriosos atos de violência começam a ocorrer levantando suspeitas sobre os moradores da vila - especialmente sobre as crianças.

Sutil e com ritmo bem lento (e 2 horas e 25 minutos de duração), o filme é um comentário sobre o autoritarismo, a violência e a opressão. O conceito de Haneke é que essas crianças, acostumadas com a punição e à obediência cega dentro de suas próprias casas, são a semente do nazismo. Pra mim, isso soa como uma explicação barata e meio infantil. Uma afirmação grande, mas bobinha demais pra servir de base pra um filme tão bonito e ambicioso. É como aquele filme do Oliver Stone sobre George W. Bush, que dava a entender que todos os erros do presidente eram consequência da falta de amor do pai. Sei, sei.

A impressão que eu tive é que Haneke queria fazer o seu Dogville. Ele e Lars von Trier têm carreiras parecidas... Eles fazem parte de um mesmo universo filosófico, olham o mundo através da mesma lente - uma lente escura que quer revelar o caos e a crueldade humana. Só que eu acho Trier mais talentoso, mais profundo e mais divertido. Seus filmes são intensos, estimulantes. De qualquer forma, é um filme sobre ideias interessantes, é bem dirigido, e é visualmente impecável.

Indicado a 2 Oscars: Melhor Filme Estrangeiro (Alemanha) e Melhor Fotografia.

Das Weisse Band - Eine Deutsche Kindergeschichte (AUS/ALE/FRA/ITA, 2009, Michael Haneke)

NOTA: 6.5

3 comentários:

Anônimo disse...

Caio,
ainda não vi fita branca... e como está no seu "about me", cai no seu site por causa do: torrent, download e legenda! Mas pelo nome do blog fiquei curiosa... mas um indivíduo que dá nota dez pra avatar... e sete pra um filme da Maryl Streep não é cinéfilo, no máximo curioso comercial.

Sorry querido, vai pra los angeles... pede seu dinheiro de volta e vai arrumar emprego na Caras!

Caio Amaral disse...

Sorry querida, da próxima vez que estiver baixando filmes piratas na internet (coisa que eu não faço), procure também "cinéfilo" no Google que pelo visto você tem uma visão meio restrita da palavra, rsss.

Anônimo disse...

Bom, uma pessoa que não sabe escrever Meryl Streep direito não merece postar aqui.

Bitch nunca mais volta aqui!