segunda-feira, 24 de maio de 2010

Os Homens que Não Amavam as Mulheres


(pra versão americana de 2011 clique aqui)

Baseado no primeiro livro de uma trilogia chamada Millenium que vendeu milhões no mundo todo (de Stieg Larsson, que morreu de maneira precoce no auge do sucesso), o filme conta a história de um repórter que é chamado pra investigar o desaparecimento de uma garota 40 anos atrás. No caminho ele acaba recebendo ajuda de Lisbeth Salander, uma jovem hacker com um passado misterioso que além de tudo é gótica e bissexual. Mas o caso não é tão simples assim, porque a menina desaparecida era pra ser a herdeira de uma grande fortuna e sumiu numa mansão ilhada onde haviam apenas familiares - ou seja, é uma situação meio Agatha Christie onde todas as pessoas da casa se tornam assassinos em potencial (parte da investigação é feita em cima de fotografias antigas que lembram as sequências de Blow Up - Depois Daquele Beijo).

Existem suspenses de trama simples, que se desenvolvem em cima de uma situação muito básica, e existem suspenses mais complexos, onde há vários personagens e tramas paralelas, e a história está sempre um pouco à nossa frente. Os Homens que Não Amavam as Mulheres pertence mais a esse segundo grupo, mas também não deixa de ser um "whodunit" (termo pra histórias de detetive como as de Agatha Christie), ou pelo menos de ter um whodunit inserido em sua trama, o que deixa ele envolvente do começo ao fim mesmo tendo 2 horas e meia de duração. Exceto pelas diversas cenas de violência e estupro (que não são gratuitas), o filme é bastante acessível e divertido (nunca tinha visto um filme sueco lotar num cinema de shopping). Pra mim foi a surpresa do ano, até porque o pôster brasileiro é medonho e dá mais a idéia de um Halloween na Baixa Augusta.

Vai ser refeito em Hollywood por David Fincher (diretor de Seven e Benjamin Button) com o título The Girl with the Dragon Tattoo. Brad Pitt, Johnny Depp e George Clooney estão disputando pelo papel principal.

Män som hatar kvinnor (SUE/DIN/NOR/ALE, 2009, Niels Arden Oplev)

Orçamento: US$13 milhões
Bilheteria atual: US$97 milhões

Nota do IMDb (público): 7.7

Nota do Metacritic (crítica): 7.6


INDICADO PARA: Quem gostou de A Vida dos Outros, filmes do Hannibal Lecter, etc. AMIGOS: Amilcar, Marcio L, Mariana M, Marlene, Mázio, Rafa V, Thiago P, Vivi S.

NOTA: 7.5

2 comentários:

Tiffany Noélli disse...

Oi, Caio! Quero ver esse filme, mas me responda uma coisa. Essas cenas q disse, q ñ são nada gratuitas, são fortes??? Ou aparece tipo, no escuro... Não gosto de filme com cenas assim, fico impressionada. Bjsss

Caio Amaral disse...

São bem fortes mas não são muito explícitas visualmente... Dá pra ver, qq coisa fecha o olho na hora, rsss. Não é nada que estrague o filme, assiste que vale a pena! Bjs.