quinta-feira, 17 de junho de 2010

Esquadrão Classe A


Vou copiar aqui a sinopse da Veja SP, porque eu sinceramente ainda não sei do que se trata esse filme:

"Popular nos anos 80, a série de TV mostrava quatro oficiais americanos, veteranos da Guerra do Vietnã, que são falsamente acusados de um crime e caçados pelo próprio Exército dentro dos Estados Unidos. Na adaptação para o cinema, a ação é atualizada para o pós-Guerra do Iraque. A bordo de um furgão preto turbinado, Hannibal (Liam Neeson), Cara-de-Pau (Bradley Cooper), B.A. (Quinton ‘Rampage’ Jackson) e Murdock (Sharlto Copley) saem pelo país oferecendo seus serviços de mercenários do bem. Nem o cabelo moicano de B.A. ficou de fora."

Se isto era o que estava na mente dos produtores, há sem dúvida um abismo enorme entre a intenção original deles e o filme que eu assisti hoje à tarde. A trama é ininteligível; não me lembro de Iraque, de falsas acusações, nem do furgão preto pra ser bem sincero. O humor é primário, as cenas de ação são ruins, confusas (algumas são tão incompreensíveis que foi preciso colocar, em montagens paralelas, personagens explicando passo a passo o que estava acontecendo!).

Na última postagem falei que Fúria de Titãs era o resultado de pura cópia e imitação; não é exatamente o caso de Esquadrão Classe A. Aqui até há a tentativa de criar algo um pouco diferente, ligeiramente autoral (se é que isso é possível), mas o resultado é apenas uma sensação vaga de "estilo". Fico me perguntando o que é pior; um filme sem idéias próprias, mas que pelo menos rouba de filmes superiores, ou um filme com idéias próprias - próprias de uma mentalidade mediana e fora de foco. Acho que prefiro o roubo.

The A-Team (EUA, 2010, John Carnahan)

Orçamento: US$ 110 milhões
Bilheteria atual: US$ 56 milhões
Nota do IMDb (público): 7.6
Nota do Metacritic (crítica): 4.7

INDICADO PARA: Quem gostou de Miami Vice; G.I. Joe - A Origem de Cobra; Sherlock Holmes. E pra quem aprova o estilo "sou tão legal e descolado que nem parece que passo o dia inteiro na academia" de Bradley Cooper.

NOTA: 4.0

4 comentários:

Anônimo disse...

Fazia um tempo que não lia seu blog... Dei muita risada. Você está afiadíssimo! Fui lendo o que havia escrito sobre vários filmes e tendo a sensação de que havia assistido a todos eles e os odiados ou adorado (poucos)da mesma maneira que você. Você está escrevendo cada vez melhor!

Um beijo,
Vivi S (achei o máximo essa referência na linha sutil-cult...ahahah...tipo Cristiane F)

Caio Amaral disse...

Oi Viviiiii... Hahah... Alguns filmes são tão irritantes, rssss. Só fazendo piada mesmo! Pior eu que saio de casa pra ver essas coisas... Gasto fortunas na bomboniere, sempre acreditando que um milagre irá acontecer... Que o trailer foi mal editado, que o filme vai ser genial!! Rsss. Vamos marcar uma sessão um dia desses? De repente de Domingo.. Bjão!

Anônimo disse...

Vamos marcar sim!!! Estou com saudades de você!!!! Vamos assistir Eclipse (meu lado teenager e cafona adora a saga do vampirinho bizarro)?

Beijos,
Viviane

Caio Amaral disse...

A essa altura vc já viu que eu fui na pré-estréia né, hahaha... Mas se não tiver nada melhor em cartaz eu topo ver esse de novo... Quem sabe a gente encontra significados ocultos???