quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fúria de Titãs


Refilmagem da produção de 1981 (que foi o último filme de Ray Harryhausen, mestre dos efeitos especiais e da animação stop-motion). Mas pouco tem a ver com o original, exceto por algumas cenas como a da Medusa. A história é baseada na mitologia Grega e na história de Perseus, mas duvido que tenha seguido à risca qualquer coisa.

Não há nada de especificamente ruim no filme, tirando um diálogo ou outro ("Acalme sua tempestade", diz a mocinha com a mão no peito de Sam Worthington...). Mas também não há nada de bom. Ou seja, é um grande nada... Acho incrível que 1 hora e 40 se passam e o filme não deixa escapar 1 única idéia original. Tudo ali é produto da imitação, da cópia, de decisões de comitê, daquilo que é o oposto da arte. Um filme bom está sempre recheado de personalidade, de idéias autênticas. Mesmo um blockbuster ou um filme infantil. A gente sabe quando há vida ali dentro, quando existe uma consciência por trás da câmera, como um professor corrigindo provas sabe quem é o aluno que realmente entendeu a matéria, que tem opiniões próprias, sabe do que está falando, e quem é aquele que rabiscou tudo no braço.

Clash of the Titans (ING/EUA, 2010, Louis Leterrier)

Orçamento: US$ 125 milhões
Bilheteria atual: US$ 488 milhões
Nota do IMDb (público): 6.0
Nota do Metacritic (crítica): 3.9

INDICADO PARA: Quem gostou de Príncipe da Pérsia; O Exterminador do Futuro: A Salvação, Beowulf; Piratas do Caribe - No Fim do Mundo.

NOTA: 5.0

Nenhum comentário: