segunda-feira, 12 de julho de 2010

Encontro Explosivo


Cameron Diaz faz uma mulher comum que pega um avião pra ir ao casamento de sua irmã mas no meio da viagem tromba com Tom Cruise, um agente secreto que acaba matando todo mundo na aeronave (incluindo os pilotos) e a envolve numa aventura ao redor do mundo cheia de perseguições de carros, tiros e explosões. A trama gira em torno de uma valiosa invenção de um estudante - uma pequena peça do tamanho de uma pilha que é uma fonte inesgotável de energia; uma bateria capaz de abastecer uma cidade inteira. Mas isso é apenas o MacGuffin - um pretexto para a ação que a platéia não precisa se importar (aliás, este é um exemplo muito melhor de filme "hitchcockiano" do que por exemplo O Escritor Fantasma - temos grandes astros do cinema, MacGuffin, pessoas comuns em situações extraordinárias, cenas de ação em pontos turísticos, humor, romance... por que os críticos não falam isso no jornal?).

Se tivesse sido lançado há 15, 20 anos atrás, o filme seria apenas mais uma fita de ação divertida e despretensiosa, dessas que saíam toda semana. Hoje, com a cultura americana meio perturbada, o filme se destaca e ganha um valor especial, como um copo d'água no meio da seca. Diaz e Cruise estão impecáveis (ele pode ser o doido que for na vida real, mas no cinema ele ainda é O CARA e tem os meus aplausos) e o filme é todo redondo e bem integrado, sem esses problemas de conceito e as confusões morais que eu vivo falando. Não é um grande filme, mas é um entretenimento de verdade, íntegro, que ao contrário de outros filmes de ação que saíram este ano (Homem de Ferro 2, Esquadrão Classe A, etc) restaura a função original do gênero - celebrar, de uma maneira estilizada, o espetáculo da eficácia humana.

Knight and Day (EUA, 2010, James Mangold - diretor de Garota, Interrompida e Johnny & June)

Orçamento: US$ 117 milhões

Bilheteria atual: US$ 100 milhões

Nota do público (IMDb): 6.7

Nota da crítica (Metacritic): 4.6


INDICADO PARA: Quem gostou da série Duro de Matar, As Panteras, True Lies, etc. AMIGOS: Felipe E, Fernando A, Márcio B, Mázio, Rafa V, Tiffany.

NOTA: 7.0

2 comentários:

Tiffany Noélli disse...

Eu vi hoje, e adorei mesmo! Reparou como Tom Cruise ñ envelhece? Desde Jerry Maguire parece q ele parou no tempo, rsrs... Eu achei a história bem divertida e Cameron Diaz tbm arrasou! Nessas férias com certeza vai ser o filme sensação... Achei charme tbm se passar na Espanha! Um país q quero muito conhecer... Bjsss :)

Caio Amaral disse...

Tom Cruise tá super bem mesmo!!! Ambos aliás... Mas parte disso é mérito do filme/diretor/fotógrafo, etc. Pq já vi filmes com a Cameron Diaz há 5 anos atrás que ela não estava tão bem quanto nesse filme... Vai entender né, hehe.