sexta-feira, 9 de julho de 2010

Os melhores filmes de ficção-científica

Certamente um dos meus gêneros favoritos, pois é aqui que a ciência se encontra com a imaginação, onde a lógica se encontra com a fantasia e onde os sonhos se tornam realidade. Não vou incluir filmes como Laranja Mecânica ou Doutor Fantástico que me parecem mais dramas políticos do que sci-fi mesmo. Também não vou incluir filmes como E.T. ou Superman que estão um pouco mais próximos de aventura e fantasia.

(sem ordem de preferência)


O Planeta Proibido (Forbidden Planet, 1956)
Criativíssimo e ao mesmo tempo altamente inteligente e filosófico, soa pra mim como um ensaio de "2001" - sem a técnica, sem o estilo, mas com o mesmo nível de idéias. Fica representando outros clássicos dos anos 50 como O Dia Em que A Terra Parou, Vampiros de Almas, A Mosca da Cabeça Branca e O Monstro do Ártico.



O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968)
Mesmo já conhecendo o final que é um dos mais famosos do cinema, vale a pena ver esse grande clássico que é um dos mais originais e bem escritos do gênero.




Contato (Contact, 1997)
Pra mim tinha que ter sido indicado ao Oscar esse incrível trabalho de Robert Zemeckis baseado no livro de Carl Sagan. É o filme mais científico já feito sobre extra-terrestres - e ao mesmo tempo é extremamente pessoal, com conflitos envolventes e muita discussão filosófica.



Guerra nas Estrelas (Star Wars, 1977)
Talvez o maior fenômeno pop do cinema, me deixa toda vez de queixo caído pela quantidade de invenções e idéias originais, ainda que tudo esteja fundado na mitologia e em conceitos bem tradicionais de drama.






Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, 1993)
Foi uma revolução dos efeitos especiais, quase o que King Kong representou em 1933. Quem era criança ou adolescente na época sem dúvida guarda o filme num lugar especial da memória.





O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (Terminator 2: Judgement Day, 1991)
As idéias estavam todas já no primeiro Exterminador, mas aqui James Cameron leva tudo ainda mais longe - e com muito mais dinheiro e recursos pra realizar sua visão. A sequência do caminhão e da motocicleta no canal ainda é minha cena de perseguição favorita.



Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind, 1977)
Primeiro filme sério sobre OVNIS e um dos filmes mais mágicos de Spielberg. Assim como ele fez em E.T. alguns anos depois, Spielberg faz primeiro com que os aliens pareçam monstruosos e aterrorizantes, pra no final transformá-los em criaturas dóceis e benevolentes. Mais do que um filme sobre vida extraterrestre, é um filme sobre ser independente e acreditar nos seus sonhos. 



Aliens - O Resgate (Aliens, 1986)
James Cameron mostra todo o seu talento nessa sequência de Alien - O 8º Passageiro (de Ridley Scott, que também poderia estar aqui), usando a mesma estratégia que usou na sequência de Terminator - repita as boas idéias, introduza coisas novas e surpreendentes, e faça tudo muito maior e mais barulhento. Show de Sigourney Weaver, indicada ao Oscar de Melhor Atriz.



Trilogia - De Volta para o Futuro (Back to the Future, 1985)
Foi o filme favorito da minha adolescência e continua tão bom quanto quando foi lançado. Uma mistura extraordinária de inteligência, entretenimento, cultura pop, música e nostalgia. O roteiro foi indicado ao Oscar e é um desfile de ideias geniais do início ao fim.



2001 - Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968)
Um divisor de águas pra ficção-científica, pros efeitos especiais e pro cinema. É um milagre que alguém com idéias tão ousadas e um estilo tão pouco comercial como Kubrick tenha tido a liberdade e os recursos pra criar um filme desse porte.



OUTRAS ÓTIMAS FICÇÕES:

- A Mosca da Cabeça Branca (The Fly, 1958)
- Viagem ao Centro da Terra (Journey to the Center of the Earth, 1959)
- No Mundo de 2020 (Soylent Green, 1973)
- O Império Contra-Ataca (The Empire Strikes Back, 1980)
- Mad Max 2 (1981)
- Blade Runner - O Caçador de Andróides (1982)
- Jornada nas Estrelas 2 - A Ira de Khan (Star Trek: The Wrath of Khan, 1982)
- O Exterminador do Futuro (The Terminator, 1984)
- A Mosca (The Fly, 1986)
- O Segredo do Abismo (The Abyss, 1989)
- Independence Day (1996)
- O Mundo Perdido - Jurassic Park (The Lost World, 1997)
- O Show de Truman - O Show da Vida (The Truman Show, 1998)
- Matrix (1999)

PÓS ANO 2000:

- Minority Report - A Nova Lei (2002)
- Guerra dos Mundos (War of the Worlds, 2005)
- WALL-E (2008)
- Avatar (2009)
- Star Trek (2009)
- Jogos Vorazes (The Hunger Games, 2012)
- Prometheus (2012)
- Além da Escuridão: Star Trek (Star Trek Into Darkness, 2013)
- Oblivion (2013)
- Gravidade (Gravity, 2013)
- Ela (Her, 2013)
- No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow, 2014)

CONFIRA OUTRAS LISTAS:

Os melhores filmes de terror
Os melhores filmes de comédia
Os melhores filmes românticos
Os melhores filmes de ficção-científica
Os melhores piores filmes
Os melhores filmes de suspense
Os melhores musicais do cinema
Os melhores filmes cult
Os melhores filmes brasileiros
Os melhores filmes de natal
Os melhores filmes gays
Os melhores filmes para a família
100 Grandes Filmes
Os Piores Filmes
Netflix - Os Melhores Filmes

7 comentários:

Danillo disse...

É o gênero que menos vejo, vi pouquíssimos da lista. Vou ver os outros, e quem sabe me torno fã do gênero. Adorei meu nome nesse 'ranking' dos comentários :p

Antonio Benitez disse...

Meu nome é Antonio,(58)creci no cinema,con os grandes produçoes como sulu,el cid,55 dias em pekin os 10 mandamentos(charlton heston)o mesmo de o planeta dos macacos. a mesma ciencia fiççao do cinema o de alguns librosderon incentivo a ciencia e a tecnologias atuais(o radio de star treek,e o celular atual),por tanto sou um fan e acho que tudo o que possamos imaginar...É POSIVEL!!!.

Anônimo disse...

Tem como postar os melhores Pornôs que possuam enredo?

Anônimo disse...

E "Gattaca - A experiência genética"? Eu o considero um dos melhores filmes de ficção científica (e que realmente faz jus a essa definição, enquanto que filmes considerados tão paradigmáticos do gênero como Star Wars tem um pé no mundo da fantasia/contos de fada, com sua princesa, seus cavaleiros, e seu mago Yoda).

Caio Amaral disse...

Também acho Star Wars mais fantasia do que ficção-científica, mas muitas vezes esses gêneros se sobrepõem e quase todas as listas de melhores ficções incluem o Star Wars.. achei que não faria mal deixa-lo entrar aqui. A intenção dessas listas era mais a de dar alguns exemplos de filmes que esse blog aprova, como um referencial..

Anônimo disse...

Assisti a versão restaurada de Metropolis no Youtube. É de fato um grande filme.
Pedro.

Caio Amaral disse...

No YouTube tem muitos filmes mudos disponíveis (imagino que tenham caído em domínio público), é uma boa opção pra ver em casa!