segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Os Mercenários


Filme que Stallone rodou no Brasil e que reúne vários astros dos filmes de ação (Stallone, Jet Li, Jason Statham, Dolph Lundgren, e participações de Bruce Willis, Mickey Rourke, Arnold Schwarzenegger, etc), além da brasileira Giselle Itié, que curiosamente era cliente nossa lá na 2001 Video da Cidade Jardim.

Um título alternativo pro filme poderia ser "Olimpíadas da Morte", ou então "Matando com Eficiência"... Vendo o filme fica claro que o único interesse dele é em mostrar pessoas cometendo assassinatos de uma maneira impressionante. Não dá nem pra dizer que é um filme de ação, pois se o filme valorizasse ação, as cenas não seriam tão confusas e mal filmadas. O filme é sobre dar porrada, sobre o prazer de se sobressair fisicamente em relação a alguém, especialmente quando a sua namorada está olhando.

E o filme pressupõe uma certa natureza agressiva e competitiva no espectador. Tem um pouco a ver com esportes - o ato de matar, de dar porrada, aqui é nivelado a uma modalidade esportiva, à exibição de uma habilidade física desconectada de valores, de significado. Bater por bater, e isso em si já deveria ser legal. E, assim como nos esportes, a escolha do "time" é aleatória. A gente torce para o Stallone porque ele está na capa do filme, porque ele é um ator mais famoso do que o bandido, e por outros falsos valores. Não porque o personagem está mais certo, ou porque ele tem sentimentos mais nobres. TODOS são vilões e assassinos.

Não tenho nenhum problema com violência em filmes (adorei o último Rambo por exemplo). Mas pra eu tirar qualquer prazer disso, é preciso que haja um duelo de idéias além de um duelo físico. Os bandidos têm que ser detestáveis, irritantes. Quanto mais detestáveis eles forem, maior será o prazer em vê-los explodindo na tela. E como não há muita distinção moral entre mocinhos e bandidos em Os Mercenários, o filme perde o único prazer real que poderia provocar.

The Expendables (EUA, 2010, Sylvester Stallone)

Orçamento: US$ 80 milhões
Bilheteria atual: US$ 65 milhões
Nota do público (IMDb): 7.5
Nota da crítica (Metacritic): 4.5

INDICADO PARA: Quem gostou de Esquadrão Classe A, Carga Explosiva, Triplo X, e até Bastardos Inglórios de certa forma. AMIGOS: ???

NOTA: 5.0

3 comentários:

Laura Catta Preta disse...

adorei o "nossa" haha
o público do blog deve ser 100% 2001 vídeo

mas não lembro dela :(

Tiffany Noélli disse...

O Stallone e os filmes de porrada... É tão finalzinho de 80 para 90... As vezes acho q só ele ñ percebeu q essa época passou. O Balboa com ele, foi muito legal! Ele deixou sua marca nesse segmento de gênero. Até porque amo assistir Boxe, só q da época do Mike Tyson... Não vou ver os "Os Mercenários", pq tó cheia de história de tranqueirão e sangue. Mas gosto do Bruce Willis e Mickey Rourke, falando nele.... Reparou q ele tá a cara faz tempo do Dedé santana???? hahaha, nossa época neh Caio? Kiss ;)

Caio Amaral disse...

Haha, Laura, foi só pra despertar uma certa curiosidade, rsss.

Tiffany, o filme tem cara de coisa dos anos 90 mesmo. Ou melhor, de coisa FRACA dos anos 90. "O Especialista", coisa desse naipe, hehehe.