terça-feira, 21 de setembro de 2010

Monty Python's Not the Messiah - Ao Vivo em Londres


Com o sucesso de Spamalot na Broadway (versão musical de Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado), Eric Idle resolveu pegar outro filme clássico dos Python, A Vida de Brian, e dar um tratamento similar. A idéia é excelente: um oratório chamado Not the Messiah ("Não É o Messias" - uma brincadeira com O Messias de Georg Friedrich Händel, só que em vez de Jesus, contando a história do vizinho Brian, que é confundido com ele e passa pelas mesmas situações). Um oratório, pra quem não sabe, é uma espécie de ópera, só que sem encenação. Apenas a música (com orquestra, coral e toda a pompa) e a narrativa.

Que oportunidade incrível pra Idle, ter o Royal Albert Hall e centenas de músicos à disposição pra fazer qualquer absurdo que lhe venha à cabeça. Eu certamente nunca vi nada parecido destinado ao humor. O único problema é: não é engraçado! As letras são fracas, praticamente não há idéias originais, as piadas são as mesmas do filme... O resultado soa tímido, a anos-luz de distância da ousadia e da criatividade dos trabalhos antigos do grupo. Parece que Idle ficou preso entre a obrigação de ser engraçado e a vontade de fazer algo realmente grandioso, bonito, admirável, o que é exatamente a antítese do humor.

O projeto foi concebido por Eric Idle e tem participações especiais de Terry Gilliam, Terry Jones, Michael Palin e Carol Cleveland (Graham Chapman já morreu e John Cleese, talvez o mais esperto deles, não quis participar). Sempre tive a impressão de que nenhum dos Python individualmente era um grande gênio da comédia. O gênio eram os 6 pensando juntos.

Not the Messiah: He's a Very Naughty Boy (ING, 2010, Aubrey Powell)

INDICADO PARA: Apenas fãs de Monty Python curiosos.

NOTA: 4.0

2 comentários:

renatocinema disse...

Que saudade das obras do Monty Pynthon's.....Essa era uma turma que sabia fazer rir......Quando estou triste vejo Em Busca do Cálice Sagrado e a tristeza vai embora.kkkkk

Caio Amaral disse...

Hehe. Pois é Renato, nunca vi nada como Monty Python nem antes, nem depois deles. Foram superstars enquanto estiveram juntos.