terça-feira, 28 de setembro de 2010

Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme


Oliver Stone não quis colocar o "2" ao lado do título pois queria que o filme fosse visto não apenas como uma sequência, mas também como uma história independente. Fez bem, afinal 23 anos após o lançamento do primeiro Wall Street seria exigir demais da memória das pessoas (eu mesmo lembro vagamente do original).

Como o poster, o filme é elegante, tradicional, e fala sobre dinheiro, poder, ganância, corrupção, vingança, tudo passado nesse mundo da bolsa de valores no início da atual crise econômica dos EUA. Eu entendo muito pouco de economia e nunca me interessei pelo assunto, mas acho que o filme é bem sucedido em tornar as coisas fascinantes pra quem não entende nada. Se eu saí da sala mais interessado em finanças do que entrei (ainda que não muito mais informado) o filme já fez muita coisa.

A produção é de primeira e o elenco também (Michael Douglas está ótimo, reprisando o papel que lhe deu o Oscar, e Shia LaBeouf é carismático e traz uma leveza necessária pra trama). O filme é melhor do que eu esperava - na verdade o pior de tudo é o próprio Oliver Stone e suas afetações de diretor famoso. Pra ele, parece que "estilo" significa fazer algo completamente desnecessário e pretensioso com a câmera (ou com a montagem), só pra passar a sensação de que há um "autor" por trás filme, mas no fim isso só serve pra mostrar que seu ego está acima do trabalho.


Não li isso em nenhum lugar, mas continuo com a impressão de que Stone foi comprado pelo governo americano e que ele está produzindo filmes sob encomenda pra fazer algum tipo de lavagem cerebral na população. Primeiro veio World Trade Center - um filme inexplicavelmente ruim sobre o 11 de Setembro, feito muito antes do que seria o momento apropriado, e que mostra apenas do drama pessoal dos bombeiros, tirando o foco das conspirações e questões políticas mais controversas. Depois veio W. - um filme medíocre sobre George W. Bush, feito inexplicavelmente ANTES que terminasse o mandato dele, e que focava na relação difícil dele com o pai, deixando de lado as coisas mais podres. Agora na sequência vem esse filme "inspirador" sobre a crise econômica. Muito suspeito né? E os 3 filmes começam com "W"...

Wall Street: Money Never Sleeps (EUA, 2010, Oliver Stone)

Orçamento: US$ 50 milhões

Bilheteria atual: US$ 28 milhões
(acabou de estrear em 1º lugar nos EUA)
Nota do público (IMDb): 6.9

Nota da crítica (Metacritic): 5.9

Assista o trailer


INDICADO PARA: Quem gostou do original, O Senhor das Armas, Em Boa Companhia, A Cor do Dinheiro, O Advogado do Diabo, etc.

NOTA: 7.0

2 comentários:

Leonardo de Jesus disse...

Também tinha essa impressão de que o Oliver Stone foi comprado, mas recentemente assisti a um documentário dele que mudou minha opinião sobre o assunto. O filme chama Ao sul da fronteira. Ele viaja pelos países da América Latina entrevistando os presidentes da esquerda tipo Hugo Chavez e o cara do Equador (esqueci o nome). Entrevista até o Lula. E todos eles metem o pau no Bush e nos EUA. Achei bem interessante, nem parece um filme do Oliver Stone.
abraço

Caio Amaral disse...

Fala Leo! Ué, isso não aumenta ainda mais as suspeitas? Se ele é tão contra o Bush, por que fez um filme leve e ameno sobre a vida dele?