sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Piranha


No gênero "animais em fúria", Os Pássaros de Hitchcock e Tubarão de Spielberg são a coisa real. Daí vêm as imitações, que tentam de maneira honesta reprisar o sucesso desses filmes, mas sem a mesma qualidade, como Orca - A Baleia Assassina, Alligator, Aracnofobia, ou mesmo o Piranha original dos anos 80. Depois tem outra categoria, a da "semi-paródia" - não chegam a ser comédias, mas são filmes que ridicularizam o gênero e deixam bem claro que não se levam a sério. A esta categoria pertencem Serpentes à Bordo, Malditas Aranhas, etc.

Piranha 3D está no meio do caminho entre uma semi-paródia e uma imitação honesta. Ele quer se levar a sério, gosta do gênero, mas sabe que não tem porte pra se comparar a um Tubarão. Então, pra não correr o risco de ser levado a sério e ser considerado um filme de segunda, ele insere de vez em quando uma cena de mau gosto - como esta onde duas piranhas brigam por um pênis: assistam - só pra lembrar a platéia de que o filme não é pra valer - "viu só, é só uma brincadeira, não me julguem". Só que essas cenas são bem pontuais - todo o resto do filme corre como uma imitação honesta.

Faltou se posicionar, mas eu meio que curti. As paisagens são lindas, o elenco é lindo, tem participações de Elisabeth Shue, Christopher Lloyd, Richard Dreyfuss... O diretor Alexandre Aja (da turminha do Eli Roth) é habilidoso com cenas de suspense e terror... Só não acho as piranhas particularmente assustadoras. Pra esse tipo de filme acho que animais grandes são melhores... Mas também nem tudo funciona:



Piranha 3D (EUA, 2010, Alexandre Aja)

Orçamento: US$ 24 milhões
Bilheteria atual: US$ 74 milhões
Nota do público (IMDb): 6.5
Nota da crítica (Metacritic): 5.3
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de Pânico no Lago, Do Fundo do Mar, Viagem Maldita (2006), etc.

NOTA: 6.5

6 comentários:

Leonardo de Jesus disse...

Fiquei com vontade de ver esse filme. Descobri recentemente que o Piranha 2 (dos anos 80) é escrito e dirigido pelo James Cameron. Será que vale a pena?
abs

Silvio disse...

Achei a fotografia linda desse filme, só isso... Gostaria tanto que você falasse sobre "Mulholland Drive", é muito lindo, gostaria de uma analise sua

Caio Amaral disse...

Leo, o Cameron só dirigiu parte do filme... Ele foi despedido após 2 semanas e meia de filmagem e o produtor dirigiu o resto - editou, etc. E por questões de contrato, deixou o nome do Cameron como diretor. Mas o próprio Cameron não considera esse o primeiro filme dele. O roteiro tb não é realmente dele... Ele só reescreveu o que já existia.

Oi Silvio! Realmente a fotografia é muito bonita e colorida... O outro filme do Aja, Viagem Maldita, também já chamava atenção pela imagem. Quanto ao Mulholland Dr... Eu geralmente só falo de estréias e filmes novos, mas realmente... Pode ser uma boa voltar nele! Deve ter muita gente procurando explicações na internet, hehe. Abs.

Laura Catta Preta disse...

eu não vim comentar não, só vim ver se o leo tinha comentado, já que ele só fala desse filme há semanas
(e agora já assistiu)

Leo, acho que vc devia comentar de novo, atualizando seu parecer!

Leonardo de Jesus disse...

hahahah. É verdade. Fui assistir o Piranha 3D e curti muito. Achei legal fazerem um filme meio comédia American Pie. Até as cenas de morte são meio engraçadas.
Quanto ao Piranha 2, realmente uma decepção. hahaha Estava louco para ver um filme do jovem James Cameron.
abraço

Caio Amaral disse...

Me diverti também Leo! Pena que tive que ver dublado... rsss.

Infelizmente (ou felizmente) o Cameron é meio Kubrick no sentido de ser perfeccionista e fazer poucos filmes. Então nunca vamos achar "pérolas escondidas" do jovem Cameron.. O primeiro dele foi Terminator, depois Aliens.. ou seja.. tudo virou hit e a gente já assistiu várias vezes, hehe. Vc já viu Strange Days (1995)? É dirigido pela Kathryn Bigelow mas o roteiro é dele. Ou seja, é mal dirigido mas a história é fantástica! Hehe.