segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada


Depois que o segundo Nárnia foi mal nas bilheterias, a Disney pulou fora e o destino da série ficou incerto. Agora a Fox resolveu se arriscar e produzir mais este filme, que é o terceiro seguindo a ordem da publicação dos livros (são 7 ao todo, mas eles não seguem a ordem cronológica da história; A Viagem do Peregrino da Alvorada por exemplo seria o quinto cronologicamente). O diretor é o competente Michael Apted, de Coal Miner's Daughter, Na Montanha dos Gorilas e Nell.

O filme tem alguns dos mesmos defeitos da série Harry Potter - personagens desinteressantes partindo em missões desinteressantes, impulsionados apenas por um senso de dever, de responsabilidade (não por interesse próprio, nem mesmo pelo interesse da platéia) e enfrentando obstáculos e monstros que não são assim tão assustadores (o maior monstro do filme é aniquilado num passe de mágica por uma espada brilhante, sem maiores complicações). No fim, todos choram e se despedem, como se tivessem vivido a maior aventura do cinema.

Não há nenhuma magia, nenhum toque de fantasia, apesar de tantos efeitos especiais. Pegue a cena em que a menina aprende um feitiço e consegue fazer nevar dentro de uma sala fechada. Ela olha a neve encantada e a trilha sonora levanta, dando a entender que deveríamos estar igualmente maravilhados. Mas como se impressionar com uma nevinha mágica quando já estamos num universo paralelo dentro de um quadro, onde ratos falam e um leão representa Jesus Cristo?! Fantasia dentro da fantasia não cria mais fantasia e sim tédio (os filmes do Harry Potter cometem esse mesmo erro).

Vendo o filme não estava consciente das alegorias cristãs (que já vêm da obra de C. S. Lewis), mas consciente ou não, elas estão lá e tornam a experiência toda um pouco mais desagradável. O espírito de auto-sacrifício, de obrigação, de um mundo cheio de perigos, de punições, de objetivos indefinidos... Por exemplo, a idéia de que é errado ser rico - quando um personagem encontra um vale cheio de peças de ouro dando sopa - coroas, vasos, moedas, etc - e começa a pegar algumas coisas de "recordação", a gente sabe automaticamente que ele será punido (como de fato é) mesmo que não haja razão alguma pra isso.

Ou seja, os problemas são sempre os mesmos - boas imagens (embora o 3D seja de segunda), boa produção, bons efeitos, e ruim todo o resto.

No fim, o filme é tão divertido quanto soa algo que tem no título palavras como "crônicas", "Nárnia", "peregrino" e "alvorada".

As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada
The Chronicles of Narnia: The Voyage of the Dawn Treader (EUA, 2010, Michael Apted)

Orçamento: US$155 milhões
Bilheteria atual: US$ 103 milhões

Nota do público (IMDb): 6.7

Nota da crítica (Metacritic): 5.4

Assista o
trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de Fúria de Titãs, Como Treinar o Seu Dragão, Alice no País das Maravilhas, A Bússola de Ouro, etc. O primeiro Nárnia foi um filme superior. Mas se você chegou a gostar do segundo, não irá se decepcionar com este.

NOTA: 5.0

6 comentários:

renatocinema disse...

Esse eu espero em dvd. Tem tanto filme na minha lista que esse pode esperar.kkk

Caio Amaral disse...

Beeem fraquinho viu... Pior que gostei do primeiro.

Mateus disse...

Eu gostei bastante do filme, é um filme bom, mas o que estragou foi o diretor, deveria ter sido o Andrew, não o Micheal Apted. O resto está maravilhoso! Por acaso leu os livros? Um melhor que o outro e com certeza a melhor saga

Caio Amaral disse...

Não li os livros Mateus! Sem dúvida devem tornar os filmes mais interessantes e cheios de detalhes. Abs.

Anônimo disse...

"O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa", o primeiro da série e também o primeiro livro do C. S. Lewis, é o único realmente bom. O resto acaba sendo meio repetivo e desnecessário.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Legal Pedro.. sou bem fraco em literatura infelizmente.