domingo, 9 de janeiro de 2011

Além da Vida


Posso curtir perfeitamente filmes que falam sobre espíritos, vida após a morte, demônios, etc, mesmo sem acreditar em nada disso. Ghost, O Sexto Sentido - são ótimos filmes e o fato de eu não acreditar em fantasmas não interfere em nada. Mas isso porque esses filmes colocam o misticismo em segundo plano. Acima de tudo, eles são entretenimento (têm romance, suspense, fazem a gente chorar, levar susto, acompanhar uma trama interessante, etc), não são propaganda esotérica.

Além da Vida, por outro lado, exige que você tenha fé. Ele põe crenças em primeiro plano e não te oferece mais nada. O gancho do filme - o elemento que tenta prender o espectador na poltrona - não é narrativo, e sim o desejo de acreditar em "algo mais". Não há uma trama pra sustentar o filme como um todo.

O crítico americano Roger Ebert, que se diz cético mas deu nota máxima ao filme, baseia toda sua crítica na noção de que o filme não AFIRMA que existam espíritos. Que isso pode ou não ser interpretado pelo espectador - que as visões do personagem de Matt Damon possam ser apenas alguma forma de "telepatia"! Isso é apenas trocar a fé por outra coisa ainda pior; admirar o fato do filme não se posicionar, não ter convicções sobre nada. O filme conta com o desejo da plateia de acreditar na vida após a morte; sem isso, todo o mistério e o suspense vão por água abaixo e o que sobram são 2 horas e pouco de pura letargia, chatice, de personagens frustrados vivendo vidas entediantes.

Pro meu choque, o filme foi dirigido por Clint Eastwood (que eu geralmente gosto), produzido por Steven Spielberg (meu cineasta favorito), escrito por Peter Morgan (dos ótimos A Rainha e Frost/Nixon) e recebeu a avaliação máxima de Roger Ebert, Mick LaSalle, A.O. Scott - meus críticos de cinema favoritos.

Além da Vida
Hereafter (EUA, 2010, Clint Eastwood)

Orçamento: US$ 50 milhões
Bilheteria atual: US$ 32 milhões
Nota do público (IMDb): 7.4
Nota da crítica (Metacritic): 5.6
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de Nosso Lar, Presságio, O Mistério da Libélula.

NOTA: 3.0

12 comentários:

Laura Catta Preta disse...

Eu achei que o Matt Damon estragou um filme que tava indo mto bem com a francesa e o menino.
Estragou tanto que a bryce nem voltou mais rsrs

Caio Amaral disse...

O Damon como ator não me incomodou. Mas esse personagenzinho dele todo cheio de "não é um dom, é uma maldição", ah ta, conta outra.

Eu fico me perguntando - se a gente soubesse que existe vida após a morte com certeza, isso não mudaria RADICALMENTE todo o nosso comportamento, toda nossa hierarquia de valores, todas as nossas prioridades? Ainda faria sentido namorar? Frequentar cursos de gastronomia? E ele tenta simplesmete esquecer esse detalhe e seguir com uma vida normal.

Laura Catta Preta disse...

Acho que o comportamento de cada um diante de saber que existe vida após a morte varia, e é bem isso que o filme mostra.
Se ele escolheu fazer curso e tentar ter uma vida normal e dizer que não faz mais "readings" mas abrir exceção pra qq que pede, beleza, só escolheram o ator errado pra me mostrar alguém que fez essa escolha rsrs.

Caio Amaral disse...

Não acho que o filme mostre essa variedade de crenças - ele é místico até a raíz. A intenção dele é agradar os místicos, persuadir os que têm dúvidas - e excluir o resto de qualquer consideração. Uma tática clássica desse tipo de filme (que inclui "Nosso Lar") é inserir na história um personagem que se diz cético, mas que em algum momento é convertido, pois teve provas "irrefutáveis". O maior argumento de "Além da Vida" é o fato de muitas pessoas relatarem coisas parecidas após experiências de quase-morte. Indo por essa lógica, então está provada também a existência de discos voadores, do Milagre de Fátima, etc, rsss.

Thiago P. disse...

Eu nao sei como voce consegue colocar tudo que é sobre pós morte em um unico balde. Por exemplo eu nao acho que tenha a ver com o filme nosso lar e menos ainda com o misterio da libelula, acho que voce exagerou um pouco. Nosso lar é sobre pós morte mas de uma doutrina especifica é sobre espiritismo. Voce indicaria ben-hur pra uma pessoa cristã, só pq se passa na época de cristo? Acredito que nao né?
Concordo com vc o sexto sentido é um filme que usa a existencia de fantasmas como pano de fundo para um suspense, assim como gosth usa para um romance. Pra mim o filme usa o pós morte como mote para um drama. Pra mim o filme tem alguns erros mas nada q atrapalhe o resultado. Sou muito fa do clint e do peter morgan (eu gostei muito do Invictus e sei q voce nao gostou). O problema pode nao estar na parte do pos morte.

Laura Catta Preta disse...

logo, o problema está no matt damon

Caio Amaral disse...

Mas vc concordou comigo! O problema realmente não é a parte do pós morte. O problema é que, tirando esse interesse espiritual do filme, não sobra uma história bem desenvolvida, etc (como em Ghost e O Sexto Sentido). O que sobra é um drama europeu regular, sem grandes insights.

A minha comparação a "Nosso Lar" foi apenas citando filmes místicos que tentam persuadir a platéia usando aquela tática que mencionei - não estou dizendo que os 2 filmes se pareçam de uma maneira geral.

Ben-Hur é um épico maravilhoso que não exige nenhuma fé do espectador pra se interessar pela história. Já O Mistério da Libélula, assim como Presságio e tantos outros filmes, CONTAM com essa fé. Eles partem dela, e não oferecem outros suportes pra história...

Caio Amaral disse...

Hahaha... Laura... QUEM seria o ator ideal aqui?

Laura Catta Preta disse...

então, justamente, um que eu nunca vi, que nem a francesa e o menino.
eu fico confusa em filmes que tem alguns protagonistas famosos e outros não :S

Caio Amaral disse...

É... Tem casos que eu acho que o ator atrapalha o filme... Angelina Jolie em A Troca por exemplo... Porque é muito exótica e bonita e fica se passando por uma telefonista humildezinha. Atrapalha a história. No caso desse filme... Sei lá... Podia ter ficado melhor com um desconhecido. Mas meu problema foi mais com o conteúdo do roteiro...

Thiago P. disse...

É a Troca, não sei se eu culpo a Angelina Jolie ou a montagem... Tentaram fazer um filme de atriz, mas a historia paralela é mais interessante que a principal!

Caio Amaral disse...

Isso mesmo Thiago.. Muita ênfase nela quando deviam ter feito do filme mais um suspense acho..