quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Incontrolável


Um filme tão insípido, livre de drama, que faz Velocidade Máxima parecer literatura clássica. Ele conta a história real de um engenheiro e um condutor (Denzel Washington, Chris Pine) que têm que parar um trem de carga cheio de material inflamável que vai acelerando em direção a uma cidade na Pennsylvania, sem ninguém no comando.

A situação é interessante e permite uma variedade de idéias, mas o filme se limita a descrever a ação física, passo a passo, sem oferecer uma dimensão dramática pra história (e ainda assim descrever MUITO MAL - o diretor Tony Scott treme a câmera e faz cortes rápidos pra dar uma sensação de que ele tem "estilo", mas no fundo o filme também está sem maquinista).

O roteiro faz várias tentativas patéticas de enfiar conteúdo na história, por exemplo, mostrando que Denzel Washington tem problemas de relacionamento com a filha - uma cena sem o menor sentido, inserida no começo do filme e esquecida depois, que tenta forjar algum conceito de "profundidade". Ou então sugerindo um antagonismo entre Denzel e o chefe, que logo é abandonado.

Ou seja, acharam que por se tratar de uma história real e de um evento realmente intenso, que eles poderiam dispensar de personagens, de conteúdo. Errado... Basta pegar As Torres Gêmeas - uma história real infinitamente mais dramática que essa do trem - e que também resultou num filme insípido - e comparar com Encurralado, uma simples perseguição de carros, completamente inventada, e que é muito mais envolvente que ambos.

Incontrolável
Unstoppable (EUA, 2010, Tony Scott)

Orçamento: US$ 100 milhões
Bilheteria atual: US$ 155 milhões
Nota do público (IMDb): 7.0
Nota da crítica (Metacritic): 6.9
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de Assalto ao Metro 1 2 3, Deja Vu, 16 Quadras.

NOTA: 4.5

Nenhum comentário: