quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Turista


O Turista é uma tentativa de fazer um filme do Hitchcock, mas se engana ao imitar apenas os aspectos superficiais dos filmes de Hitchcock - um plot envolvendo crime, uma mulher glamourosa no meio, um protagonista carismático e levemente engraçado, perseguições no telhado, conversas em trens, locações bonitas no exterior, reuniões da alta sociedade, etc, etc, etc. É que nem achar uma pessoa engraçada e ir comprar roupas na mesma loja que ela, esperando que isso o torne engraçado também.

Hitchcock dizia que fazer filmes é muito simples - basta criar 3 cenas que as pessoas irão comentar depois da sessão, e conectar tudo com uma história qualquer. Claro que é uma definição simplista, mas não está muito longe de ser verdade. Se Intriga Internacional é um clássico, é muito mais por causa da cena do monomotor, da perseguição no Mount Rushmore, do assassinato na ONU (e ainda outros clímax) do que da "elegância" da Eva Marie Saint, ou do "estilo visual" do filme.

(agora proibiram o cigarro, rs)

Mas é um filme agradável que não ofende ninguém. Uma boa distração. Angelina Jolie está mais chocantemente linda neste filme do que em qualquer outro que eu já vi. Johnny Depp está discreto, mas arranca várias risadinhas da platéia com gestos sutis e palavras curtas. Mas a trama não faz o menor sentido e uma informação que surge no final do filme invalida a parte mais interessante da história, que era o Johnny Depp completamente tímido tendo que trabalhar a auto-estima pra ficar à altura de Jolie.

O Turista
The Tourist (EUA/FRA, 2010, Florian Henckel von Donnersmarck) - - aff!

Orçamento: US$ 100 milhões
Bilheteria atual: US$ 205 milhões

Nota do público (IMDb): 5.5

Nota da crítica (Metacritic): 3.7

Assista o trailer


INDICAÇÃO: Quem gostou de Trama Internacional, Onze Homens e Um Segredo (e as continuações), Cassino Royale, etc.

NOTA: 5.5

Nenhum comentário: