domingo, 13 de fevereiro de 2011

Bravura Indômita


Parece uma tentativa dos irmãos Coen de fazer um filme menos obscuro, menos sombrio do que de costume, mas claro que eles não aguentam e o resultado é misto, insatisfatório - não é nem um filme sério e intelectual como Onde os Fracos Não Têm Vez, nem chega a ser um bom faroeste tradicional.

Refilmagem do clássico que deu o Oscar a John Wayne, o filme conta a história de uma menina que quer capturar o assassino de seu pai e pede ajuda a um U.S. Marshall (agora Jeff Bridges) conhecido por ser extremamente violento (ambos foram baseados num livro - mas o visual indica que os Coen se basearam mais no filme mesmo).

Enquanto o antigo focava na conexão entre o xerife e a garota (ela era destemida, determinada, e por trás da grosseria aparente, ele cultivava por ela algum tipo de orgulho paternal), esse aqui mostra o xerife como um bêbado incompetente e ela como uma menina-prodígio pretensiosa e antipática.

O filme não é ruim - o maior problema mesmo é que a menina Hailee Steinfeld não convence como durona (até as tranças compridas atrapalham a caracterização - no antigo ela tinha um cabelo curto, jeito de moleca). Além disso não há química entre ela e o xerife (no outro eles tinham uma admiração mútua compreensível).

É um exercício interessante assistir aos 2 filmes na sequência e observar o que é omitido, acentuado e acrescentado pelos irmãos Coen na nova versão. Quase todas as alterações deles vão na direção de destruir ou amenizar que havia de admirável nos personagens do clássico, e de acrescentar sujeira, detalhes físicos nojentos, violência, pessimismo e impotência. E claro que não poderia faltar uma amputação - repare como Bravura Indômita, Cisne Negro, 127 Horas, O Vencedor, Como Treinar o Seu Dragão, Inverno da Alma e até Toy Story 3 - todos incluem cenas importantes onde partes do corpo são esmagadas ou amputadas. É o novo pré-requisito pra ser indicado ao Oscar, vejam só (SPOILERS!!!):



Indicado a 10 Oscars incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante pra garota que eu falei mal.

Bravura Indômita (True Grit / EUA / 2010 / 110 min / Joel Coen e Ethan Coen)

Orçamento: US$ 38 milhões
Bilheteria atual: US$ 174 milhões
Nota do público (IMDb): 8.1
Nota da crítica (Metacritic): 8.0
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de Os Indomáveis, O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, etc.

NOTA: 6.0

6 comentários:

renatocinema disse...

Os Coen, a meu ver, precisam ser obscuros, malucos, insanos.

Essa produção não me atrai ao cinema. Quando sair em dvd eu assisto.

Anônimo disse...

Bahhh...quando terminou a sessão [domingo] logo martelou um pensamento: "tudo que os Coen filmarem nos próximos 5 ou 6 anos vai ser adorado". Independente do que for, com quem for, quando $ envolver, eles viraram grife de qualidade (???isso existe???).

Um filme que no máximo é mediano ganha tanto destaque que consegue tantas indicações a premios por aí...[Jeff? apenas fazendo jeito/maneirismo com a fala, mas não é que ele é carismático... a menina? chatinha....chatinha....e de coadjuvante ela só tem a indicação ao Oscar!]
abraços

Tiffany Noélli disse...

Tó curiosa pra saber como consegue fazer essas montagens de videos tão bem feitas! rsrsrs... To adorando! Eu nunca gostei de filme de Faroeste, acredita q nunca assisti nenhum? Esses dos irmãos Coen, nem vai dar para comentar então. O 127 horas, eu gostei muito! James Franco mandou bem, ñ foi um filme parado, o cara que fez soube usar a boa interpretação dele, direção de arte incrível e músicas que amei! A cena de amputação é mega bem feita, li q tem gente saindo mal do cinema, muito exagero! Não senti nem aflição assistindo. O rapaz mereceu essa indicação ao Oscar. Mesmo já sendo do Colin Firth... Bjsss

Daniel F. disse...

Cara, pra falar a verdade, eu gostei bastante desse filme.
Não conheço o original, então não poderia saber do que você fala quando diz que a versão dos Coen destruiu ou amenizou o que havia de admirável nele, mas achei um filme de faroeste bem interessante. As imagens pareciam bem bonitas pra mim e a história foi interessante (apesar de tudo meio obscuro, como já é típico dos diretores).
Enfim dos (poucos) que eu já vi que concorrem ao oscar, é o meu favorito (falta ver O Discurso do Rei, o que parece mais interessante entre os que não vi).

Daniel F. disse...

Ah, e mais uma coisa. Você poderia começar uma coluna escrevendo sobre filmes mais antigos (quem sabe até sobre vencedores do oscar quando ele era o Oscar) pra recomendar a quem vem aqui atrás de dicas de bons filmes =) acho que seria uma boa.

Caio Amaral disse...

Daniel, não é um filme ruim sem dúvida.. Talvez seja uma questão de referência.. Comparando com o original e com outros westerns semelhantes, superiores, este talvez pareça um filme mais esquecível. Mas dentro do que se vê atualmente.. é bem acima da média.

Quanto às dicas de filmes antigos... Seria uma boa... Já faço isso em parte nas minhas listas "top 10", mas sem entrar em grandes detalhes. Vou pensar.. Abs!