quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Burlesque


Christina Aguilera e Cher dividem a tela nesse filme de música (não chega a ser um musical) sobre uma garota do interior que chega em L.A. com um grande sonho (e uma voz) e começa a se apresentar num cabaré chamado Burlesque.

Primeiro problema grande: Aguilera, quando chega em L.A., já é uma estrela pronta. Não há nada a ser melhorado ou superado... Ela canta, sabe todas as coreografias, tem o visual certo, confiança, presença de palco... Que interesse poderíamos ter num ser indestrutível como esse?

Segundo: a trilha sonora me pareceu bastante esquecível.

Terceiro: o sonho dela é se apresentar no Burlesque - e ela consegue isso logo no primeiro terço do filme. E depois? Onde ela quer chegar? Não sabemos... Não há uma apresentação final a ser aguardada, um produtor musical que ela queira conhecer, uma escola de dança que ela queira ser admitida... Nada... Mesmo o romance é previsível e fica claro desde o começo que os dois se gostam.

Pegue Flashdance como parâmetro - o filme tem apenas um fiapo de história, os personagens são superficiais - mas ele não comete nenhum destes erros e virou uma espécie de clássico mesmo assim.

Cher tem presença como atriz, já Aguilera é uma bagunça... Uma hora quer ser a menina ingênua, outra hora quer ser a poderosa, uma hora sexy, na outra infantil, e em nenhum momento parece uma pessoa de verdade. A impressão que dá é que como ela já não surpreende mais ninguém com sua voz, então ela resolveu ir pro cinema fazer papel de novata, pra ter a sensação de estar impressionando uma platéia de novo.

O visual é macio, luxuoso, colorido, bonito de ver... O filme parece uma desculpa pra elas ficarem lindas na tela. Acho que esse é o maior elogio que pode ser feito... (Cher tem 65 anos mas tem corpo de 35, rosto de 45, e a pele de um bebê recém nascido fora de foco). Mas é tudo muito clichê e faltam conflitos... Talvez as 2 sejam estrelas há tempo de mais pra se lembrarem do que se trata essa história.

Burlesque (EUA / 2010 / 119 min / Steve Antin)

Orçamento: US$ 55 milhões
Bilheteria atual: US$ 84 milhões
Nota do público (IMDb): 6.1
Nota da crítica (Metacritic): 4.8
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de Fama (o remake), Nine, Dreamgirls, Show Bar.

NOTA: 5.0

8 comentários:

Gustavo Braun disse...

O que dizer de Burlesque? hahaha

A música que a Cher canta é bonita e não deveria ter ficado fora do Oscar.
O resto? mocinhos e mocinhas bonitinhos fazendo caras e caretas, enquanto música pop toca no fundo.
Um filme da sessão da tarde, sem pretensões, que diverte. Quase um clipe de 2 horas das Pussycat Dolls.

Laura Catta Preta disse...

entendi... não rola aquela sensação de "mal posso esperar pra ver o musical!" do high school musical 1

Caio Amaral disse...

Gu, eu como adoro filmes "sessão da tarde", é com esses que eu sou mais exigente, hehe. Poxa, até o filme da Hannah Montana (que parece produção pra TV) é bem mais envolvente..

Isso mesmo Laura..! O filme fica sem rumo depois da metade.. Poxa o sonho dela é dançar num cabaré? Ela nem expressa nenhum desejo de se tornar uma cantora profissional.. bailarina, sei lá o que.. Nem mesmo famosa.. Não sabemos o que quer..!

Severino disse...

MUITO BOM!

Caio Amaral disse...

Severino, achou o FILME muito bom ou minha avaliação mista..? Rsrs.

VaN disse...

NAO TEM NADA NESSE BLOG. CAIO... VC DISSE BEM, NAO PODE SER CONSIDERADO CRITIMO DE CINEMA. ESTUDOU P/ NADA!

VaN disse...

*CRITICO

Caio Amaral disse...

Não tem nada no blog e você ficou MEIA HORA aqui..? Puxa VaN, então você precisa aproveitar melhor o seu tempo..