quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Inverno da Alma


Em algum lugar inóspito do interior dos EUA (onde você poderia refilmar tranquilamente O Massacre da Serra Elétrica), uma garota tenta encontrar o pai traficante de drogas que está desaparecido - se não encontrá-lo até a data do julgamento, ela irá perder a casa onde mora com a mãe doente e os 2 irmãos pequenos (o pai está em liberdade condicional e deixou a casa da família como garantia).

É um filme independente, lento e pesado, mas não desses depressivos, afinal a protagonista é uma menina forte e admirável, interpretada muito bem por Jennifer Lawrence (que tem apenas 20 anos, não fez nenhum filme muito conhecido, e recebeu de cara a indicação ao Oscar de Melhor Atriz). A trama se desenrola de maneira interessante, contando sempre com a inteligência da platéia pra preencher as lacunas, mas sem complicar demais.

Indicado a Melhor Filme e também a Melhor Roteiro - o que me fez esperar por um final surpreendente, reviravoltas mais inesperadas; no fim acabei tendo idéias mais ousadas que o próprio filme e fiquei meio decepcionado. De qualquer forma, é um filme sério, autêntico. Mas as indicações pra elenco teriam sido suficientes (podiam ter indicado O Escritor Fantasma pra Melhor Filme, por exemplo).

Inverno da Alma (Winter's Bone / EUA / 2010 / 100 min / Debra Granik)

Orçamento: US$ 2 milhões
Bilheteria atual: US$ 7 milhões
Nota do público (IMDb): 7.5
Nota da crítica (Metacritic): 9.0
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de Rio Congelado, O Casamento de Rachel, Terra Fria, etc.

NOTA: 7.0

Um comentário:

Gustavo disse...

um porre.
atores estão ótimos.