domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Besouro Verde


Estamos numa das épocas em que mais se faz filmes de super-heróis e ao mesmo tempo numa época em que quase ninguém se interessa por heróis - as pessoas não estão querendo ir ao cinema ver fantasia, atos de integridade - o que dá ibope hoje em dia é dizer que somos seres complicados, que não se pode vencer nessa vida (a sala estava 30% cheia, apesar de ser estréia, enquanto Cisne Negro na sala ao lado estava lotado). O que surge então são esses heróis diminuidos, "simplificados" - mas como esses filmes são construídos em cima de uma contradição, nenhum deles realmente funciona.

Pelo menos o Besouro Verde não é dark e pretensioso que nem o novo Batman. É apenas um herdeiro irresponsável que só pensa em curtir a vida e não se importa por mais nada. Isso é feito pra tornar o personagem mais simpático, mais "cool", só que depois que ele coloca a fantasia e começa a combater o crime, nada faz sentido.

Estranhamente, o filme foi dirigido por Michel Gondry, diretor cult de Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças. Não gosto muito dos filmes dele, mas nesse caso (onde ele é apenas contratado) acho que ele trouxe um toque de estilo e inteligência visual ao filme que não fez mal. É esquecível, desimportante, chato de assistir, mas pelo menos não é de mau gosto.

O Besouro Verde (The Green Hornet / EUA / 2011 / 119 min / Michel Gondry)

Orçamento: US$ 120 milhões
Bilheteria atual: US$ 200 milhões
Nota do público (IMDb): 6.5
Nota da crítica (Metacritic): 3.9
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de Homem de Ferro 1 e 2, Kick-Ass...

NOTA: 4.5

5 comentários:

renatocinema disse...

Como fã de quadrinhos e de Batman (apesar de preferir o charme do Coringa) discordo que o homem morcego seja pretensioso.

Ele é dark, como o ser humano também é. Eu acho essa sua maior qualidade, sua pretensão de mostrar o quanto nós seremos humanos podemos ser deprimentes e crúeis. Assim como os vilões do Batman.


Mas, essa é minha visão, que cresci lendo gibis e não parei mesmo com 35 anos de idade.kkk

Abraços

Caio Amaral disse...

Fala Renatoo... Me refiro ao Batman dos filmes novos do Christopher Nolan.. Nos antigos não acho que ele era dark e pretensioso.. Nos gibis não sei pq nunca li.. ABs!

Laura Catta Preta disse...

Gondry???
gente, caí dura aqui.

será que eu vou ter que ver?
e eu gostei de kick ass e homem de ferro!
e o novo batman!
mas jamais iria ver o besouro verde

VaN disse...

WOW! TUDO P/ VC E CHATO!!!QUAL O SEU PROBLEMA?
BLOG HORRIVEL! TOTALMENTE VAZIO DE INFORMACOES, APENAS OPINIAO EGOCENTRICA DE ALGUEM QUE DIZ Q GOSTA DE FILMES!!!!!!!

Caio Amaral disse...

Laura, acho que esse é menos memorável que todos os que eu citei como referência.. Pra mim ele é do mesmo nível do Homem de Ferro - mas eu acho que no fundo o que as pessoas gostam do Homem de Ferro é o Robert Downey, não o filme em si.. Ou seja, não dá pra garantir que quem gostou de um irá gostar do outro.

OI DE NOVO VAN... Pois é, já tinham muitos blogs bons de cinema na internet... Então resolvi criar um que fosse horrível... Pra variar...