terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Primeiro Mentiroso


O material é tão ousado, inteligente e controverso, que merecia um filme mais ambicioso - parece que Ricky Gervais (roteirista, ator e diretor - mais conhecido pela série The Office) ficou tímido com suas idéias e resolveu enquadrar tudo num formato convencional de comédia-romântica censura 12 anos. Ainda assim, é um das comédias mais interessantes que vi recentemente.

A história se passa num mundo onde não existe a mentira. Imagine O Mentiroso (do Jim Carrey) só que ao contrário - todos na cidade falam a absoluta verdade o tempo todo. Os comerciais da Pepsi anunciam "Para quando não tiver Coca". Quando Mark (Gervais) sai num encontro com Anna (Jennifer Garner), ela logo avisa que não haverá possibilidade de sexo, pois ele é um "loser" e ela não quer que seus filhos sejam baixinhos e gordinhos como ele.

E por aí vai, até que em determinado momento Mark descobre que tem o poder de mentir - e em pouco tempo ele se torna milionário, consegue convencer qualquer mulher a ir pra cama com ele, e de quebra se torna o Messias: quando sua mãe está morrendo no hospital, ele a conforta dizendo que ela irá para um lugar lindo onde encontrará todas as pessoas que ama. Os enfermeiros ouvem e ficam fascinados com a informação - e em pouco tempo há milhares de pessoas acampadas na frente do hospital, interessadas no novo conceito de uma "vida após a morte". O que acontece depois é talvez a melhor sátira a religião desde A Vida de Brian.

Mas será que com todo esse poder ele consegue conquistar a mulher que ama? Anna está dividida entre ele, que é seu melhor amigo, alguém que ela genuinamente gosta e se diverte (embora não haja o elemento "admiração" presente, pelo menos do lado dela) - e Brad (Rob Lowe) um cara chato, mas com material genético bem mais interessante.

Ou seja, o filme é uma crítica à superficialidade. Mark uma hora lamenta "As pessoas não entendem o que elas querem de verdade. É por isso que eu sempre estarei sozinho". Acho que a maioria das pessoas de fato só enxerga o superficial - aquilo que é concreto, imediato... Incapazes de fazer uma avaliação pessoal, fogem para o que foi estabelecido pela sociedade. Namoram pessoas que não gostam, mas que têm ângulos simétricos e um bom status. Ouvem sons desagradáveis, mas produzidos pelo artista do momento, etc, etc.

Não vou dizer se ela decide ficar com ele ou não. Minha única objeção ao filme é que a mensagem é um pouco comprometida... Pois apesar dele tentar manter o jogo aberto com ela - tentar conquistá-la por méritos reais, não pelas mentiras, não pela manipulação, ainda assim ele se tornou rico ao longo do filme sendo desonesto. Quando ela o conheceu ele era um quarentão falido - no final ele está vivendo numa mansão... A gente é levado a pensar que, mesmo que ela mude de idéia e decida ficar com ele e não com o bonitão (não vou dizer) o fato dele ter ficado rico ainda pode ter influenciado. Ou seja, não sei se a mensagem é "entenda seus valores e aja de acordo" ou então "fique rico, consiga a garota"!

Lançado direto em DVD no Brasil.

O Primeiro Mentiroso (The Invention of Lying / 2009 / 100 min / Ricky Gervais, Matthew Robinson)

Orçamento: US$ 18 milhões
Bilheteria: US$ 32 milhões
Nota do público (IMDb): 6.4
Nota da crítica (Metacritic): 5.8
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de O Show de Truman, O Mentiroso, A Vida de Brian.

NOTA: 7.0

2 comentários:

Laura Catta Preta disse...

nossa eu nem sabia da existência desse filme, quero ver, eu amo o ricky gervais!

Roney disse...

Mais que isso, a crítica do filme é muito inteligente, pois o roteiro do filme também é uma "mentira" em sí. Mostra e alerta o que seria de uma sociedade embasada na verdade, totalmente desprovida de religião e esperança transcendente.