terça-feira, 15 de março de 2011

Mistério da Rua 7


Lembram no final de Ghost, quando o vilão morria, e vinham aquelas sombras sinistras com olhos e bocas (eu morria de medo) e arrastavam o cara pro inferno? Bem, resolveram fazer um filme inteiro sobre isso.

Dirigido por Brad Anderson, de O Maquinista, o filme parte de um começo promissor - estamos na cabine de projeção de uma sala de cinema lotada. Acaba a força. Quando o projecionista (John Leguizamo) desce até a sala, todas as cadeiras estão misteriosamente vazias - com as roupas das pessoas ainda sobre os assentos. Em outros pontos da cidade, o mesmo acontece. Vemos Hayden Christensen acordando de manhã, se arrumando pro trabalho, mas quando chega na rua só encontra carros batidos sem ninguém dentro, montes de roupas jogados nas calçadas e algumas pombas. Pra onde foi todo mundo durante o blackout? Por que algumas pessoas não desapareceram?

Quem for mais atento (ou tiver visto o trailer), logo vai perceber que os únicos sobreviventes são aqueles que tinham alguma fonte de luz própria (uma lanterna ou algo do tipo) e não ficaram totalmente no escuro. Mas eles ainda não estão a salvo - quando as lanternas se apagam, as sombras estão ali prontas para atacar.

Muito da ação do filme consiste de personagens correndo de um ponto escuro pra um ponto iluminado antes que as sombras os alcancem. 1 vez ou outra isso poderia funcionar, num acidente, mas como acontece o filme todo, os personagens perdem a credibilidade, afinal nenhum ser humano nesse contexto ficaria exposto à escuridão tão facilmente.

Outro problema é que o filme nunca estabelece direito as regras do jogo. Por quanto tempo eles podem ficar no escuro? Qualquer fonte de luz basta, em qualquer intensidade? Se for um colar por baixo do casaco ainda funciona? E a luz da lua, não serve pra espantar os monstros? O filme nem ao menos deixa claro se os personagens já sacaram o que está acontecendo.

Personagens com nomes bíblicos e várias discussões sobre destino, culpa, etc, servem pra despertar na platéia o interesse em traçar alguma parábola religiosa. Mas é tudo enganação. O que começa como um episódio interessante do Twilight Zone termina vazio de sentido e significado e quase toda a platéia sai da sala frustrada.

De qualquer forma, é mais sofisticado que a média, funciona pela maior parte do tempo e tem um bom elenco (Thandie Newton, além de Hayden que eu acho o ator mais elegante da atualidade).

Mistério da Rua 7 (Vanishing on 7th Street / EUA / 2010 / 90 min / Brad Anderson)

Orçamento: ?
Bilheteria atual: ?

Nota do público: 5.2
Nota da crítica: 5.0


INDICAÇÃO: O filme começa pra quem gosta de Twilight Zone, Shyamalan, Spielberg, Eu Sou a Lenda, etc. Termina pra quem gostou de O Livro de Eli, A Estrada, O Nevoeiro, etc.

NOTA: 5.5

5 comentários:

lcattapreta disse...

Parece o Arquivo X dos insetinhos verdes

lcattapreta disse...

a gente tá com dificuldade pra entender o trailer de "nunca me deixes ir", é sério esse filme ou é zoeira?

Caio Amaral disse...

Não vi esse dos insetinhos... Queria ter visto mais Arquivo X. São tantas temporadas que eu desanimo de alugar..

Que trailer é esse Laura? Nunca ouvi falar.. Não é o "Nunca Me Abandones"?

lcattapreta disse...

é...

lcattapreta disse...

Eu sempre tive preguica de alugar Arquivo X pra ver de novo, aí eu comprei a série toda :P