sexta-feira, 11 de março de 2011

Rango


Gore Verbinski - diretor de filmes que eu não gosto muito como Um Ratinho Encrenqueiro, A Mexicana, O Chamado e a trilogia Piratas do Caribe - faz aqui seu primeiro longa de animação. Rango é um camaleão de estimação excêntrico e desajeitado que vive dentro de um aquário. Numa viagem de carro, há um acidente e ele se vê arremessado no meio do deserto do Nevada, onde terá que sobreviver por conta própria. Ele vai parar numa cidade de répteis, tatus e animais dos mais variados, que vivem na dependência do prefeito corrupto que controla a água da cidade. Após contar algumas mentiras, ele se torna uma espécie de herói e é nomeado xerife.

A crítica tem sido muito favorável ao filme, que se destaca por ser fora do comum, meio bizarro e também pela "fotografia" híper sofisticada (Roger Deakins, de Bravura Indômita, foi o consultor fotográfico). Não é um desenho para crianças. No fundo, é uma homenagem/paródia dos westerns de Sergio Leone, e há inúmeras referências a filmes clássicos - não só faroestes, mas também Apocalypse Now, Star Wars, Chinatown, etc.

Alguém inventou que desenhos pra crianças têm que citar clássicos pra agradar aos pais, e agora todo mundo faz igual. Acho uma chatice - são apenas referências vazias que no fim só provam que o diretor assistiu certos filmes - não significa que ele tenha qualquer mérito dos filmes que está citando (muito pelo contrário, geralmente só se presta a fazer isto quem não tem os méritos e já se anuncia como inferior).

Enfim, o filme não funciona pois não é nem uma paródia, nem um western - o filme cai na prateleira "cinismo"... "tongue-in-cheek"... Todo o enredo elaborado vai por água abaixo, pois não há como se importar pelo personagem, que é detestável (malandro, fraco, mentiroso, desajeitado). Se o herói não leva a história a sério, por que nós iremos?

O incrível é que todos os personagens do filme são fisicamente grotescos - às vezes até nojentos mesmo de se ver. Um close no rosto suado do Charles Bronson em Era uma Vez no Oeste era uma imagem muito mais agradável do que os animais "fofinhos" desse desenho. Algo para se pensar..

Nem vou falar do elenco - este filme NÃO é estrelado pelo Johnny Depp.

Rango (EUA / 2011 / 107 min / Gore Verbinski)

Orçamento: US$ 135 milhões
Bilheteria atual: US$ 60 milhões
Nota do público: 7.9
Nota da crítica: 7.5

INDICAÇÃO: Quem gostou de O Fantástico Sr. Raposo, 9 - A Salvação, Coraline.

NOTA: 4.5

3 comentários:

Lisa Minotta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Flores disse...

Cara, Rango é o melhor filme do ano até aqui!

Tá a fim de ler minha crítica?

(http://pipocadosoutros.blogspot.com/2011/03/rango.html)

Aparece lá na 2001 no sábado pra gente conversar!

Abraço!

Caio Amaral disse...

Fala João.. Nossa você escreve textos enoooooormes, hehe.. interessantes seus comentários!

Rango é super cheio de detalhes, tudo é muito trabalhado, elaborado... cada plano, cada cena... o esforço é evidente. Mas pra mim nada disso conta se você não tem um personagem gostável, uma história envolvente, coisas sólidas a dizer.. Me lembra um pouco esses filmes do Robert Rodriguez.. Machete.. Cinéfilo brincando de ser cineasta.. mas sem fazer algo real..