sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sobrenatural


Minha maior diversão antigamente era assustar as pessoas - pratiquei anos em empregadas e aprendi que susto não pode ser dado de qualquer jeito. Requer prática, originalidade, técnica. Fico frustrado quando vou ver um filme de terror e ele vai pros sustos esperados - pessoas aparecendo atrás de portas de geladeiras, espelhos de banheiro que fecham e revelam o fantasma, personagens andando de costas e trombando em alguma coisa, etc. Se você sabe de onde está vindo, não tem graça. James Wan, que criou o primeiro Jogos Mortais, sabe disso muito bem - ele é fã de David Lynch e Dario Argento, dois dos melhores artistas dessa área - e em Sobrenatural ele exercita tudo o que aprendeu com eles (há uma pitada de Kubrick e O Iluminado também).

A história remete a Poltergeist e envolve uma criancinha perdida em outra dimensão dentro de uma casa e uma vidente tentando trazê-la de volta para a "luz". Nada de extremamente elaborado ou original, mas muito mais bem feito do que de costume. Wan tem total domínio da atenção do público.

"Nós acreditamos em técnica ("craft"). E a ironia sempre foi que os filmes de terror são desconsiderados pela crítica, mas frequentemente são os filmes mais bem feitos que você vai encontrar em termos de técnica. Você não consegue assustar as pessoas se elas enxergarem as emendas." - James Wan

Insidious (EUA / 2010 / 103 min / James Wan)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Atividade Paranormal, Arraste-Me Para o Inferno, A Órfã, REC, O Grito, etc.

NOTA: 7.5

5 comentários:

renatocinema disse...

Adorei o trailer e quero muito assistir esse suspense.

Leonardo de Jesus disse...

Sua crítica me surpreendeu, não estava esperando muito desse filme. Vou ver com certeza!
abs

Caio Amaral disse...

Vale a pena pessoal.. E assistam com o som alto!

Lívia disse...

Eu raramente vejo filmes desse estilo (terror/suspense de temas sobrenaturais com o intuito de assustar), mas fiquei interessada pela crítica e decidi dar uma chance. Gostei do filme, e imagino que para quem goste do estilo deva ser um que se destaque pelo menos nos lançamentos recentes. Agora eu... vou continuar buscando dramas, policiais, suspenses que fazem mais meu tipo rs

Caio Amaral disse...

Sim, apesar de eu gostar do gênero, é difícil encontrar bons exemplares.. No geral são filmes de 5ª que só são feitos porque os produtores sabem que o retorno é fácil.. Um drama ruim ou um policial ruim pouca gente vai ver.. Terror, por pior que seja, sempre dá bilheteria, rs.