terça-feira, 3 de maio de 2011

Thor


Filme de super-herói da Marvel dirigido por Kenneth Branagh?! (Branagh é o aclamado diretor/ator irlandês, que é o mais conhecido intérprete de Shakespeare de sua geração). Uma combinação estranha, mas que sem dúvida resultou num filme bem mais sério e bem acabado do que provavelmente teria sido. No entanto o que mais impressiona no filme (além do corpo de Chris Hemsworth, talvez o mais chocante desde Schwarzenegger) é o design de produção de Bo Welch (Edward Mãos de Tesoura, Beetle Juice, MIB) - a cidade de Asgard é um dos cenários mais fantásticos e grandiosos vistos recentemente - uma coisa espacial/retrô/futurista/fantasiosa que tem um 'q' de A História Sem Fim, Star Wars, mas tudo criado com efeitos de primeira e fotografado com elegância, definição, cores densas (o visual está no nível de um Tron). Mas não é unanimidade - meu colega Rubens Ewald Filho achou as imagens feias, as combinações de cores infelizes e chamou todo o visual de um grande desastre (!).

Enfim. A história no entanto dá uma enfraquecida quando Thor vem para a Terra e começa a conviver com humanos (Rubens acha o contrário, que é na Terra que o filme segura, rs). A adaptação do herói simplesmente não convence - eu ficava me perguntando o tempo todo 'por que ele fala inglês?', 'como ele pode ser cool e charmoso se essas coisas são 100% culturais?', 'como ele tem senso de humor?', 'como ele pode ter interesse romântico se ele é um deus?', 'por que ele está usando maquiagem?!'. Estamos falando de um deus extraterrestre recém chegado ao planeta! Em Superman, por exemplo, essas questões não são um problema. Aqui, tudo soa absurdo, mal explicado demais, e deixa os personagens meio distantes... Natalie Portman faz um papel secundário que nem sei por que aceitou.

De qualquer forma, está acima da média. Recomendo pra quem gosta de fantasia, de viajar pra outros mundos.

Thor (EUA / 2011 / 114 min / Kenneth Branagh)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Tron, Homem de Ferro, Beowulf, Tróia, etc.

NOTA: 7.0

3 comentários:

renatocinema disse...

Concordo com você e não com Rubens Ewald Filho.

Thor é agradável. Belo visual que não é ainda melhor pela parte da história na terra, realmente um pouco fraca.

Rafael W. disse...

Pelo trailer, parecia ser bem ruim, mas tá todo mundo elogiado. Pelo jeito, é bom, quero assistir!

http://cinelupinha.blogspot.com/

Caio Amaral disse...

Pois é Renato.. Sempre discordo do Rubens em 2 pontos: humor e fantasia.

Rafael, realmente o trailer de Thor era bem duvidoso... Muitos comentaram esse fato... É bem raro um filme ser melhor que o trailer, hehe.