terça-feira, 19 de julho de 2011

Cilada.com


Uma das coisas mais vulgares e constrangedoras que eu já vi. O filme conta a história de um publicitário medíocre que trai a namorada de maneira imperdoável e ela, pra se vingar, publica um vídeo no YouTube revelando pro mundo todo que ele sofre de ejaculação precoce. O resto do filme é o cara tentando produzir um outro vídeo pra provar que na verdade não tem problemas sexuais (toda sua reputação está baseada nisso) e depois tentando reconquistar a ex-namorada, que ele não merece nem ama de verdade.

O problema no fundo não é o personagem Bruno ser desprezível, ignorante, sem graça, inseguro, feio, imoral, péssimo profissional, péssimo namorado e não ter nenhuma qualidade. Em comédia existe sempre uma inversão de valores - rir de um personagem assim seria correto, desde que o filme fosse puramente cômico (que o personagem fosse estilizado, e seus defeitos fossem exagerados, deixando claro que se trata de uma piada).

Mas o filme não é pura comédia - é uma comédia romântica. Na maior parte do tempo, o filme mostra o personagem de maneira humana, simpática, realista, tentando fazer a gente se identificar com ele, torcer por ele, ter carinho por ele, num verdadeiro caos de intenções, gêneros e estilos incompatíveis de humor.

O filme é um atentado à dignidade humana - um show de vergonha alheia, de incompetência técnica, de pessoas se expondo ao ridículo, de ideias ruins, de clichês, de atores sendo humilhados (imagine o ator negro da foto acima sem roupa!), aspectos físicos das pessoas sendo motivo de piada (a mulher mais bonita do filme revela ter mau hálito e quase faz o protagonista vomitar).

É o que há de mais primitivo e barato em termos de humor, culminando numa cena durante uma reunião de autoajuda - com homens que sofrem de ejaculação precoce - onde de repente todos começam a ejacular em seus próprios rostos, impedindo a fala.

Em certo momento, um personagem tenta imaginar o que seria pior pra reputação de alguém do que cair um vídeo como aquele na internet - e ele não consegue pensar em nada pior. Bem, eu consigo - ter feito este filme é pior.

(BRA / 2011 / 107 min / José Alvarenga Jr.)

INDICAÇÃO: Evite.

NOTA: 1.0

3 comentários:

Pedro Roberto Gitirana de Araújo Guerra disse...

Olá Caio,

Concordo com tudo o que você falou sobre esse filme, que para mim é a maior decepção do ano.

Eu sempre acompanhei a série Cilada na Globo e no Multishow e achava ótima, com boas sacadas.

O filme é uma apelação sem sentido, palavrões jogados ao vento e o sexo visto da pior forma, enfim, um lixo mesmo.

Um abraço,

Tiffany Noélli disse...

Os filmes brasileiros, poucos acertam no humor. Temos bons atores sem dúvida, para um projeto legal. Pena q alguns dos comediantes são malas na vida real. Aí quando faz um filme desses, querem ser tão espertinhos que acabam no ridículo. Humor atual + dinâmico + Tupiniquim = CONFUSÃO

Caio Amaral disse...

Oi Pedro! Nunca vi a série, que bom que não é tão ruim, hehe... Pq pelo menos justifica um pouco o sucesso que o filme esta fazendo... abs!

Tiffany, realmente, acho que o Brasil com comédia é um desastre!! Gostei de algumas coisas do "Divã"... "Saneamento Básico" eu lembro de ter achado ótimo tb... Mas é bem raro mesmo. Bjs.