sábado, 6 de agosto de 2011

Os Smurfs


A campanha de marketing desse filme foi tão exaustiva ("Dia do Smurf" não sei onde, uma cidadezinha inteira pintada de azul na Europa, chapeuzinhos especiais nos funcionários do McDonald's...) que começou a gerar certa desconfiança: se o filme fosse de fato um bom entretenimento, teria sido necessário implorar tanto pras pessoas irem assistir?

O diretor Raja Gosnell tem a pior filmografia entre todos os diretores que eu conheço: Esqueceram de Mim 3, Nunca Fui Beijada, Scooby-Doo (1 e 2), Vovó... Zona, Beverly Hills Chiuaua, entre outros. Como é possível, nessa era de YouTube e de talentos incríveis aparecendo no mundo todo, alguém como Raja Gosnell ainda ser contratado pra dirigir uma produção de 100 milhões de dólares? Dos 100 milhões, acho que só uns 10 sobraram pra fazer o filme, considerando a campanha de marketing - os Smurfs são efeitos pobres e sem vida e a produção é de segunda linha, lembrando programas infantis da TV brasileira dos anos 80.

A história é nula - os Smurfs vivem uma vida sem graça numa espécie de vilarejo semi comunista quando, perseguidos pelo vilão Gargamel, vão parar acidentalmente em Manhattan (como isso acontece está além do meu poder de compreensão). Lá eles invadem o apartamento de um publicitário e sua esposa e atrapalham a vida dos dois. Boa parte da trama são os Smurfs fugindo de Gargamel e tentando conseguir um telescópio, que por algum motivo os ajudará a voltar pro vilarejo semi comunista. E há uma trama paralela, onde os Smurfs quase fazem o publicitário perder o emprego (o desfecho dessa história levanta sérias questões quanto ao caráter do homem).

Já sabia que o filme seria ruim então fui ver dublado e 2D mesmo, às vezes prefiro ver um filme horrível do que um filme fraco apenas. 

The Smurfs (EUA / 2011 / 103 min / Raja Gosnell)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Os Pinguins do Papai, Alvin e os Esquilos, etc.

NOTA: 3.5

5 comentários:

lcattapreta disse...

scooby doo 2 é bom, é um retorno as origens hehe
mas nem fodendo que eu vou ver os smurfs

Anônimo disse...

Ridícula sua crítica hahahahahaha o filme é muito bom, recomendo!

Caio Amaral disse...

Laura, capaz de eu nem ter visto o 2 pra ser sincero, rssss. To tentando lembrar aqui e nada...

Oi Anônimo.. Que outros filmes você recomenda? Estou interessado.

lcattapreta disse...

é bem diferente do primeiro, bem mais a ver com o desenho.
é quase como um pedido de desculpa ao fã.

Caio Amaral disse...

Nossa... Vou ver umas cenas no YouTube... Mas minha meta é nunca mais ver um filme de Raja Gosnell, rssss.