segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Planeta dos Macacos: A Origem


Não, não é um mash-up de Planeta dos Macacos com A Origem e sim uma "prequel" da história já conhecida sobre macacos dominando o mundo, revelando como tudo começou. A história foi bastante modificada mas o IMDb ainda considera o filme um remake de A Conquista do Planeta dos Macacos, que foi o 4º da série original. Até onde sei, o macaco César no original era vindo do futuro, e liderava uma revolta contra os humanos após ver os maus tratos a que eram submetidos seus ancestrais primatas. Aqui, César (interpretado digitalmente por Andy Serkis, que fez o Gollum em O Senhor dos Anéis) é filho de macacos de laboratório, que eram usados em experimentos genéticos na busca da cura pro mal de Alzheimer. O cientista Will Rodman (James Franco) leva o macaquinho bebê pra casa pra evitar que ele seja sacrificado no laboratório, mas resolve criar o animal em segredo quando percebe que ele tem uma inteligência fora do comum, mostrando um novo potencial pra droga que desenvolveu. Todo mundo sabe que mais tarde quando o bicho crescer as coisas vão sair do controle, e o filme consegue um ótimo suspense adiando esse momento o máximo possível.

Eu teria gostado mais se fosse um filme-catástrofe sobre macacos atacando a humanidade, mas a história toma um tom meio político; o macaco César adquire uma expressão de injustiçado-orgulhoso à la Sidney Poitier, e a revolta fica parecendo mais O Encouraçado Potemkin; uma luta contra o "sistema" onde nós estamos do lado dos macacos e os principais vilões são os cientistas ou algo de "errado" na natureza humana.

(SPOILER!) Também reclamo que o momento "Tire suas patas sujas de mim, seu macaco imundo!" foi mal aproveitado e poderia ter sido a grande cena do filme se tivesse acontecido no laboratório, na frente de todos os investidores e cientistas céticos.

Mesmo assim é um filme bem mais inteligente e bem feito que a média das superproduções. História envolvente, boa direção, ótimos efeitos (da equipe de Avatar), e várias referências divertidas aos outros filmes da série, incluindo uma macaca chamada "Cornilla" (mistura de Cornelius e Zira) e uma aparição de Charlton Heston na TV, numa cena de Agonia e Êxtase.

Rise of the Planet of the Apes (EUA / 2011 / 105 min / Rupert Wyatt)

INDICAÇÃO: Quem gostou do Planeta dos Macacos do Tim Burton, Avatar, Eu Sou a Lenda, Do Fundo do Mar...

NOTA: 7.0

2 comentários:

renatocinema disse...

Gostei do filme. Apreciei o roteiro.

Concordo com sua nota.

Só entendo que faltou a homenagem na cena final: talvez, uma destruição da estátua da liberdade ou algo do gênero. Mas, gostei muito.

Caio Amaral disse...

Tem o macaco montando a Estátua da Liberdade de brinquedo.. hehe.. reparou?