sábado, 13 de agosto de 2011

Super 8


Produzido por Spielberg e dirigido por J. J. Abrams (criador de Lost), o filme é uma aventura nostálgica que no fim é uma grande homenagem à carreira de Spielberg, reunindo elementos de E.T., Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Jurassic Park e Os Goonies (que Steven produziu) tudo num enredo só. A história se passa no final dos anos 70 e mostra um grupo de garotos que, enquanto gravam um curta-metragem pra uma competição, testemunham um terrível desastre de trem. Acontece que o trem não carregava uma carga comum, e algo misterioso escapa dali que vai gerar caos na cidadezinha que eles moram.

Adoro a intenção do filme, muito mais do que do resultado em si. O filme funciona muito bem até o desastre de trem, mas a partir daí a história parece também descarrilar e eu, como espectador, não sabia mais o que desejava ver na tela. Abrams conseguiu imitar vários aspectos dos filmes do Spielberg (que estava no set e deve ter palpitado na direção), mas não mostra o mesmo talento como contador de histórias (Spielberg sempre colocou o roteiro em primeiro lugar e sempre soube onde estava o interesse da plateia).

A produção é espetacular e várias coisas lembram de fato os filmes de Spielberg (detalhes, cenas, fotografia, movimentos de câmera, direção de atores, etc). Mas o resultado final não é em nada como E.T. ou Contatos Imediatos. É no fundo um frankenstein; pedaços físicos desses filmes costurados juntos, mas sem uma alma pra ganhar vida. Ainda assim, é um filme bem produzido, elegante, que celebra um jeito de contar histórias que hoje em dia quase não existe mais.

Super 8 (EUA / 2011 / 112 min / J. J. Abrams)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Cloverfield, Guerra dos Mundos, Conta Comigo.

NOTA: 7.0

8 comentários:

renatocinema disse...

Preciso assistir....urgente.

Tiffany Noélli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiffany Noélli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiffany Noélli disse...

Achei bem sessão da tarde! Só me entusiasmou realmente na cena do descarrilamento do trem e a cena final que achei singela, muito ET e jeitinho Spielberg de fazer as coisas mesmo. As crianças atuaram bem, me lembraram aquele clima que também foi o Goonies. Li uma entrevista do JJ, que nesse filme ele retratou bem a adolescencia com a câmera Super 8 e que ele era o gordinho. Eu adoro esse cineasta, acho que ele ainda tem muito mais para mostrar! Vi vc falando no Face Caio, me deu vontade tbm de filmar umas coisas com essa câmera, rsrsrs:) Para terminar achei uma boa parceria deles, não excelente!

Rafael W. disse...

Parece ser divertidão.

http://cinelupinha.blogspot.com/

Caio Amaral disse...

Oi Tiff.. O final ele imita E.T. mesmo (SPOILERS!) só esqueceu que ninguém tem nenhum vínculo com o bicho, que não será nada triste a ida dele.. e que o lance do menino largar o "colar" também não emociona pois nunca conhecemos a mãe, não sabemos como era a relação dos dois, etc. Ou seja, é uma tentativa meio artificial de fazer um Spielberg.. mas ao longo do filme certamente tem muitas coisas boas =)

Vá ver Rafael! É um filme pra cinéfilos, cheio de referências divertidas. Abs!

Thiago P. disse...

Gostei bastante. A parte spielberg estraga um pouco a parte JJ e a parte JJ estraga a parte spielberg.

Mas é muito divertido mesmo, da pra torcer bastante. Achei as duas partes interessantes, mas acho que nao intercalou muito bem. A amizade deles não fica tao bem clara como em conta comigo por exemplo...

Mas o spielberg ja encontrou seu pupilo...

lcattapreta disse...

thiago foi escrevendo do carro já hein, não perdeu tempo haha

nossa Caio, concordei com cada palavra que vc escreveu.

tive a sensação de estar vendo uma mistura de goonies com cloverfield, mas de ter gostado mais dos dois separadamente.
várias vezes durante o filme aquela sensação de estar na história foi quebrada e eu me dava conta que tava vendo um filme, sabe?
percebia o esforço pra contar aquela história do jeito spielberguiano.
mas fiquei feliz com a tentativa de resgatar esse jeito de contar história.