sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O Homem do Futuro


O Homem do Futuro é bom e original. Infelizmente a parte que é boa não é original e a parte que é original não é boa (o roteiro foi adaptado de De Volta para o Futuro - filme que eu conheço do avesso, então sei que não se trata de uma simples coincidência).

Todo filme de viagem no tempo exige um mínimo de boa vontade da plateia, pois se ficarmos analisando todos os detalhes da trama eventualmente encontraremos algo que não faz sentido. Mas os bons filmes do gênero (De Volta para o Futuro, O Exterminador do Futuro, etc...) conseguem em cima disso construir tramas brilhantes e perfeitamente compreensíveis.

Enquanto nesses filmes o prazer está em acompanhar uma história inteligente, cheia de sacadas inteligentes, O Homem do Futuro nos dá o "prazer" de abrir mão da lógica nos rendermos a uma trama que parece complexa demais pra ser entendida, quando na verdade ela não faz o menor sentido.

Provavelmente as pessoas gostaram do filme mais pelo lado romântico, que no começo me atraiu também, mas que vai se tornando cada vez mais pessimista e complicado ao longo da história.

No fim, o que eu tiro do filme é que o amor é incompreensível e trágico, que as pessoas não têm valores e estão à mercê do acaso, que o dinheiro corrompe, que a ciência traz o pior do homem, que mentiras às vezes são necessárias e que, se você "merecer", é aceitável ficar rico trapaceando.

Não gosto desse tom geral do filme. Se fosse uma história original e realmente bem escrita, eu teria aproveitado mais.

O Homem do Futuro (BRA / 2011 / 111 min / Claudio Torres)

INDICAÇÃO: Quem gostou de A Mulher Invisível, Romance, Redentor, etc.

NOTA: 5.0

4 comentários:

Unknown disse...

Pena q não gostou do filme, eu achei bem divertido e com um clima saudosista otimo, mas enfim é repleto de cliches requentados e algumas partes realmente não fazem sentido. Gostei do seu espaço, vou te linkar no meu blog. Apareça!

http://umanoem365filmes.blogspot.com/

Abração!

Cristiano Contreiras disse...

Ansioso pra conferir, todo mundo falando bem, ainda mais que eu admiro muito Moura! esse filme deve ter um bom tom mesmo, deve cativar, abraço!

Caio Amaral disse...

Oi Celo.. Eu gosto do saudosismo de "De Volta para o Futuro" por exemplo, que me transporta pra uma época melhor, a inocência dos anos 50, "Mr. Sandman", etc.. O saudosismo aqui vem ao som de Legião Urbana.. acho meio negativo, hehe. Mas legal o seu blog hein.. Que variedade louca de filmes! "El Topo".. "Tenebre".. "Apollo 18", hehe. Bem interessante!

Oi Cristiano, não sei se leu direito, falei que NÃO gostei do tom do filme, hehe. Mas é um sucesso de público, a maioria das pessoas tem gostado bastante. Abs!

Papa Tabone disse...

A coisa que faltou no seu comentário é que se trata de um paradoxo temporal. O efeito e a causa aparecem juntos (entrelaçados, como diz o próprio Zero no filme) e não sabemos qual deles vêm primeiro. Essa é a parte que "aparentemente" não faz sentido. De Volta Para o Futuro não tinha nenhum paradoxo e nenhuma namorada no passado. E também não tinha interação entre as versões do McFly e do Doc Brown. Não houve uma cópia, houve uma inspiração.