segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Margin Call: O Dia Antes do Fim


Com Kevin Spacey, Jeremy Irons e Demi Moore, o filme se passa num banco de investimentos durante os primeiros estágios da crise econômica de 2008, mostrando como deve ter sido a reação dos poderosos de Wall Street quando perceberam o desastre que estava por vir.

Eu entendo pouco de economia e fui ver o filme na esperança de compreender melhor as causas da crise (já vi documentários, mas nunca um filme dramatizando tudo na tela) - infelizmente este aqui não esclarece nada. O que se vê são apenas executivos olhando pra telas de computadores e fazendo cara de espanto. E toda vez que alguém se propõe a explicar o que está acontecendo, algum personagem intervém e diz "não seja técnico, fale de maneira simplificada" - e essa versão simplificada também não esclarece nada.

Ou seja, o conteúdo é completamente vago, os personagens são superficiais a ponto de você não se importar por nenhum deles, e cinematograficamente é o que há de mais chato - aquilo que Hitchcock chamaria de "fotografias de pessoas conversando". A única coisa um pouco mais elaborada - a cena final - é tão forçada e fora de contexto que você nem precisa ler o currículo do diretor/roteirista J.C. Chandor pra concluir que ele é estreante.

(Vale a pena citar que o filme foi muito bem de crítica nos EUA e o New Yorker chegou a chamá-lo de "facilmente o melhor filme sobre Wall Street já feito").

Margin Call (EUA / 2011 / 107 min / J.C. Chandor)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Trabalho Interno ou Jogo de Poder.

NOTA: 4.0

2 comentários:

renatocinema disse...

Como também não entendo, e nem quero, de economia é melhor correr do filme.

Caio Amaral disse...

Deviam ter feito um documentário logo.. rss. Não recomendo mesmo.