sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Missão Impossível - Protocolo Fantasma


Gosto da série Missão: Impossível, primeiro porque Ethan Hunt é um herói de ação de verdade - um homem atraente, habilidoso, confiante, de caráter impecável, lutando pelas causas certas - e não um desses protagonistas ambíguos que viraram tendência. Segundo porque é uma série que tem uma tradição de criar grandes cenas de ação; sequências sofisticadas, originais, tensas, bem coreografadas, etc. Ou seja, mesmo quando o resto do filme não é grande coisa, você sabe que no mínimo vai ver umas 2 ou 3 cenas realmente impressionantes.

Esse 4º episódio é provavelmente o melhor desde o primeiro. É moda hoje em dia os filmes de ação americanos se passarem em outros países - mas enquanto a maioria vai pra Europa ou pra America Latina atrás de ambientes mais "rústicos", Mi4 nos leva pra um dos poucos lugares que podem apresentar algo ainda mais avançado, moderno e grande-escala que nos EUA - Dubai. E o filme explora bem a locação, criando por exemplo uma perseguição durante uma tempestade de areia, além daquela que é a melhor cena do filme - Cruise escalando o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo. Isso segue a tradição de Hitchcock, que gostava de integrar em suas tramas elementos simbólicos das regiões em que seus filmes se passavam (por exemplo, em Agente Secreto, que se passa na Suíça, ele coloca o esconderijo dos espiões dentro de uma fábrica de chocolate!).

E tiro o meu chapéu pra Tom Cruise, que aos 49 anos está espetacular e vem nos lembrar o quão raros são os verdadeiros astros de cinema. Ele pode ser meio excêntrico na vida pessoal, mas na tela não há ninguém igual. Sua carreira pra mim é a mais sólida, consistente e invejável dos atores em atividade; desde os anos 80 ele vem alternando entre blockbusters e filmes mais sérios, trabalhando com grandes cineastas como Kubrick, Spielberg, escalando prédios sem dublê (veja imagens dos bastidores de Mi4) com a mesma habilidade com que lê um texto perturbador num filme como Magnólia, sem em nenhum momento perder o porte de astro ou manchar seu currículo com filmes de segunda linha.

Mission: Impossible - Ghost Protocol (EUA / 2011 / 133 min / Brad Bird)

INDICAÇÃO: Quem gostou dos outros da série, de Cassino Royale, O Ultimato Bourne, etc.

NOTA: 7.5

Nenhum comentário: