terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Um Dia


Romance retrô (é o primeiro filme que vejo que retrata os anos 90 de maneira nostálgica, explorando a moda, as gírias, citando filmes da época, como uma cultura muito distante) sobre 2 amigos que vão desenvolvendo um romance ao longo de várias décadas.

Desde que se conhecem eles se dão bem, se sentem atraídos, mas a linha entre a amizade e o romance fica indefinida e eles acabam se tornando amigos íntimos que uma vez ou outra dormem juntos.

A situação me lembrou vagamente Brokeback Mountain (esse romance em cima do muro que parece nunca se concretizar) - a grande diferença é que em Brokeback existia uma paixão de verdade, só que havia um conflito forte e convincente que complicava a coisa: 1 deles era extremamente enrustido, fechado, traumatizado emocionalmente e se negava a assumir um relacionamento, ainda mais daquela natureza.

Aqui não existe nada (nem mesmo uma questão psicológica) que impeça os 2 de ficarem juntos. Isso pra mim enfraquece a história, pois a gente chega à conclusão de que eles não devem sentir nada de tão profundo assim um pelo ao outro; que se trata de uma grande amizade, mas nada além (se você consegue "discutir a relação" com alguém de maneira tão casual como eles fazem aqui, pode apostar que não é amor romântico - quando você está de fato envolvido, há tanto a perder que não dá pra levar a coisa de maneira tão light; é sua vida em jogo).

Mas acho que há espaço pra esses "meios-termos" também no cinema. Nem todo romance precisa ser um Casablanca. O problema aqui é mais de roteiro, que foi adaptado de um livro e em muitos momentos parece sem direção, arrastado, cheio de eventos que não acrescentam ao tema (a doença da mãe por exemplo). Ainda assim é acima da média, os atores estão bem, a produção é impecável e acho que todo mundo vai conseguir se identificar com a história em algum grau.

One Day (ING, EUA / 2011 / 107 min / Lone Scherfig)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Amor e Outras Drogas, Educação, 500 Dias com Ela, Antes do Pôr-do-Sol, etc.

NOTA: 7.0

5 comentários:

renatocinema disse...

Boa opção para as férias.

Caio Amaral disse...

Sim! Até pq a programação anda meio fraca né.. Abs!

Película Criativa disse...

Eu gostei do filme, é tecnicamente lindo e tem ótimos protagonistas.

Mas fiquei decepcionada com o final, achei previsível demais.

Parabéns pelo blog, já estou seguindo.

Caio Amaral disse...

Depois que eles finalmente ficam juntos e o filme ainda não acaba (SPOILERS) a gente começa automaticamente a pensar - bom então como é que a história vai acabar? Daí fica fácil prever, hehe.

Valeu, tks!

Lívia disse...

Você disse tudo na crítica! Também achei interessante o retrato meio retrô da década de 90, mas o roteiro deixou a desejar. De qualquer forma, é um filme bom para passar o tempo..