sábado, 21 de janeiro de 2012

As Aventuras de Tintim


Spielberg nem sempre opera no máximo do seu potencial, mas acho que essa foi a primeira vez que ele me entediou com um filme. Por trás de toda a complexidade técnica da animação, da riqueza de detalhes e de ideias, temos uma história completamente desinteressante, com personagens vazios, um vilão fraco, cheia de flashbacks confusos e desnecessários - pura ação física dissociada de valores.

Não só Tintim é um herói distante, sem personalidade, sem nenhuma característica admirável ou vulnerabilidade, como a história não tem drama, não interessa. Todo o conflito é físico, externo.

Qual a motivação de Tintim? O que ele quer? Por que ele arriscaria a vida numa grande aventura atrás de um tesouro perdido? Ele é apaixonado por arqueologia? Ele precisa desesperadamente do dinheiro? Sua carreira de jornalista está em risco e essa é a última chance de uma boa história? A garota que ele ama foi raptada pelos piratas e ele precisa salvá-la? O vilão é tão terrível que a aventura se torna uma luta abstrata contra o mal? Sua reputação está em jogo? O tesouro é tão especial que isso já justifica tudo? Não.

Em histórias desse tipo, é importante que o "tesouro" do filme seja fascinante o bastante pra prender o interesse da plateia até o final. Um pote de joias é quase sempre um destino frustrante. E mesmo assim, se a busca não tiver um sentido maior pro herói, também não vai ter pra plateia, e o resultado será um monte de movimentação sem propósito, sem nenhuma intensidade ou significado.

Aqui, Tintim sai na jornada por curiosidade, por "espírito aventureiro", mas não é imprescindível - ele poderia simplesmente desistir no meio e voltar pra casa sem perder nada. Não fica nem muito claro sobre quem é a história. Tintim muitas vezes parece coadjuvante numa história que na verdade é sobre seu parceiro - o capitão bêbado e de memória fraca que se mostra um protagonista ainda menos interessante que ele.

Se fosse o Indiana Jones, a história continuaria desinteressante, mas pelo menos estaríamos em boa companhia!

The Adventures of Tintin (EUA, NZ / 2011 / 107 min / Steven Spielberg)

INDICAÇÃO: Quem gosta da série Piratas do Caribe, As Crônicas de Nárnia, Os Fantasmas de Scrooge, A Lenda do Tesouro Perdido, etc.

NOTA: 6.0

10 comentários:

Tiffany Noélli disse...

Eu já achava aquele desenhinho Belga original do Timtim uma chatisse! Com certeza não devo assistir esse do Spielberg. Mas ele foi corajoso em se arriscar assim! Os bonequinhos, ficaram fofos neh? Nisso salvou, Bjs

Equipe Cinema Detalhado disse...

Gostei do filme, sei que tem defeitos, mas serve como entretenimento e dos bons! Eu indico sim e torço para que vença o Oscar!

Wagner disse...

Ficou difícil pro Spielberg adaptar o Tim Tim mantendo fidelidade ao original. Eu gostei, ele conseguiu extrair o melhor do desenho, deixando de lado boa parte do racismo e positivismo do Hergé (que aliás ironicamente traria boa parte das motivações do protagonista - o louro de olhos azuis munido da razão - basta ler alguns quadrinhos que fica evidente).

Não é um filme com a cara do Spielberg pois tem a pegada de outra cultura. Franceses são mais "naturalistas", no termo que você usa, e não tem essa imagem do herói tão bem construida. Mas tem sutilezas nas relações entre os personagens e momentos cômicos ótimos.

Mas o filme é fiel e bem sucedido na tarefa. Se ficasse "melhor", deixaria de ser Tim Tim.

Caio Amaral disse...

Tiffany, o desenho tb nunca me atraiu.. nos EUA tb nunca foi grande sucesso, é mais coisa de Europeu.

Olá "Equipe", infelizmente o filme não foi indicado ao Oscar. Digo "infelizmente" não pq gostei do filme, mas pq os outros que entraram eu acho bem piores, hehe.

Caio Amaral disse...

Oi Wagner. É, pode ser que eles tenham deixado de lado algumas características importantes do desenho... Mas como nunca fui de assistir, não sei quais são elas. Vi parte do episódio que inspirou o longa - a única coisa que me chamou atenção era que a trilha era muito mais melódica e otimista - a do filme já é mais fria.

Quanto a ser fiel ao desenho.. Bem, se você tem um material original que impede o filme de ser realmente bom, então o jeito é NÃO ser fiel ao material OU não fazer o filme! Hehe. Abs.

Dood disse...

Assisti Ontem no canal Loading - um canal de entretenimento Geek que foi lançado no último dia 7- foi que esperava do personagem: ele é bem assim mesmo, sem sal. Um coadjuvante de suas aventuras, só vale mesmo pelo visual que respeita o original. Não esperava muito, sempre achei Tin Tin mediao. Nem conseguia acompanhar direito aquele desenho que dividia a trama em partes.

Caio Amaral disse...

Talvez tenha alguma graça pra quem já era fã do personagem, etc... Pra mim não rolou...

Dood disse...

O Tin Tin é aquele tipo de personagem que tem até a narrativa história legal em si, mas ele não segura como protagonista. É diferente de histórias Tio Patinhas dos quadrinhos do Carl Barks que usaram até pra fazer o primeiro Ducktales. O personagem tem que ter um background, uma motivação que o impulsiona mesmo que seja descobrir tesouros para agregar sua fortuna como no caso citado. E mesmo esse motivo que poderia ser visto como maligno por alguns o personagem é gostável. Eu sempre me diverti mais com Tio Patinhas, ainda mais quando as histórias dele vinham com os sobrinhos que tinham como base seu manual de escoteiros para sobreviver as aventuras.

Não adianta você ter um universo de aventuras rico se seu personagem é meio apagado, não tem uma personalidade que consegue conduzir a aventura. Isso que Tin Tin tem problema e fui percebendo ao longo dos anos, em todas as mídias.

Caio Amaral disse...

Eu lembro vagamente das histórias do Tio Patinhas.. acho que minhas lembranças maiores são do desenho Ducktales, e também do jogo de Nintendo que eu curtia na época..!

Esse ponto é algo que enfatizo no livro.. realmente, a ação física em si não tem peso algum quando não está associada a uma motivação envolvente, um personagem interessante etc. abs!

Anônimo disse...

Tintin nunca foi mesmo um personagem carismático. Há até quem, por isso mesmo, o considere um símbolo nacional da Bélgica, que é um país com poucos aspectos marcantes.
Só assisti alguns desenhos do Tintin, nos tempos em que passou na TV Cultura. O filme nunca cheguei a assistir inteiro, e me deu a impressão de ser ruim, mas a a julgar por um trecho que vi há poucos dias num canal por assinatura, fiquei com a impressão de que emburreceram o Capitão Haddock a um nível Homer Simpson, de um jeito que não lembro dele se comportar nas animações, mesmo bêbado.
https://www.youtube.com/watch?v=fuHap4-vwqo
Pedro.