sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Histórias Cruzadas


Indicado a 4 Oscars incluindo Melhor Filme, foi sucesso surpreendente de bilheteria nos EUA (fez 170 milhões até agora, sendo que custou 25).

O filme fala do mal do racismo e conta a história de uma jovem escritora (branca) do Mississipi, durante o movimento dos direitos civis nos anos 60, que decide escrever um livro mostrando o ponto de vista das empregadas negras que trabalhavam pras famílias brancas ricas - e que frequentemente eram tratadas de forma desumana. O livro obviamente é escandaloso e coloca a menina em conflito com a família e a sociedade.

Da metade pra frente o roteiro parece se perder um pouco (não gosto da solução da "torta de chocolate", que não chega a ser uma lição de moral e ainda faz a gente questionar o caráter da empregada), e o filme também fica meio dividido quanto a quem é a personagem central, se é a escritora (Emma Stone) ou a empregada Aibileen (Viola Davis).

Seria interessante também se o filme tivesse conflitos mais intensos - se a garota por exemplo tivesse amizades mais fortes que ela tivesse que romper pra publicar o livro, ou que ela se apaixonasse de verdade por um homem que a colocasse em conflito com seus valores, etc. Isso até existe no filme, mas de forma leve, não chegam a gerar dúvidas sérias na personagem. Como desde o começo ela já se sente uma excluída e parece não se importar pelo que pensam dela, o fato dela escrever tal livro é algo natural, que não exige tanta coragem (até Hairspray que é musical - mas tem um tema semelhante - vai mais longe nessa questão dos conflitos).

Mas mesmo sendo "light" o filme funciona muito bem, emociona, diverte, é bem realizado e tem um elenco feminino excelente (das 4 indicações, 3 são pras atrizes). Justifica o sucesso e as indicações.

The Help (EUA / 2011 / 146 min / Tate Taylor)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Julie & Julia, Divinos Segredos, Tomates Verdes Fritos, Conduzindo Miss Daisy, A Cor Púrpura.

NOTA: 7.5

2 comentários:

Ivan Borges disse...

Eu gostei também...mas achei algumas coisas muito parecidas com "Hairspray", por isso nem me emocionei tanto. Mas realmente, as atrizes são muito boas!

Caio Amaral disse...

Oi Ivan! Nossa, juro que tinha feito uma comparação com Hairspray na resenha e acabei apagando - dizia que até nele que é um musical (um gênero geralmente menos "sério") os conflitos da protagonista eram mais intensos, mais bem explorados. Realmente tem muito em comum. Abs!