terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Espião que Sabia Demais

Está com 3 indicações sem motivo ao Oscar (Ator pra Gary Oldman, roteiro e trilha) esse filme que tem toda a aparência externa de um filme importante: baseado num livro aclamado (de John le Carré), visual classudo, atores premiados fazendo expressões sérias e falando sobre assuntos "sofisticados" do tipo máfia Russa, agentes duplos.. Mas por trás disso há uma bagunça incompreensível e superficial onde nenhuma linha de raciocínio sobrevive mais que 5 minutos. Pra começar, não há qualquer interesse na história (tudo que elogiei em Millennium não se aplica aqui). Por que a plateia deveria se preocupar se há um agente russo infiltrado na inteligência britânica? O que está em jogo pro personagem principal? Por que devo me importar se ele vive ou morre? Não há conflitos, psicologia, mensagens nem lógica; o estilo do filme é Naturalista, mas do pior tipo - não há nem caracterizações interessantes, que costumam ser o ponto forte desses filmes.

 
É um grande vazio: conversas intermináveis sobre pessoas com nomes exóticos que não sabemos quem são. (O filme passa a impressão de ser sério principalmente por um motivo: o toque do grotesco. Há sempre um momento chocante de violência, de nudez, uma senhora que fala algo inesperado do tipo "Não sei quanto a você, mas eu ando muito mal-comida", uma música francesa bizarra no momento mais violento do filme - detalhes desglamourizantes que dão a impressão do filme estar sendo ousado, mais "maduro" que o policial hollywoodiano padrão). 

Tinker Taylor Soldier Spy (França, Reino Unido, Alemanha / 2011 / 127 min / Tomas Alfredson) 

INDICAÇÃO: Quem gostou de Zona Verde, Syriana, A Intérprete, O Jardineiro Fiel, O Alfaiate do Panamá

NOTA: 2.5

4 comentários:

Leonardo de Jesus disse...

Tentei assistir por 15 minutos e não consegui. Tinha ficado com uma pulga atrás da orelha: "Será que o filme fica bom depois?". Que bom que vc não gostou, vou dormir de consciência tranquila de ter largado esse filme.
abs!

PS: vi uma versão baixada da internet pq não botei mta fé mesmo.

Caio Amaral disse...

Nossa Leo, na primeira imagem do filme eu já sabia que tinha me metido numa fria.. haha. O filme tem esse título nacional meio Hitchcock "O Espião que Sabia Demais", mas a imagem inicial (que sempre diz muito) é uma cena escura, indefinida, mal enquadrada, sem música.. o oposto do thriller que o trailer me vendeu, hehe. Abs.

Anônimo disse...

nossa, queria muito ler sua opinião sobre esse filme! assisti semana passada e não entendi absolutamente nada. saí da sala sem ter a mínima ideia do que tinha visto nas últimas 2 horas. e aliás, o filme tem 2 horas mas parece que tem bem mais, porque é tão, mas tão cansativo, que dá a impressão de que estou naquela sala há horas... pelo nome achei que fosse bom, mas... é, me surpreendi. e concordo com o comentário acima, ficava toda hora pensando, "Será que o filme fica bom depois?"

Caio Amaral disse...

Pois é anônimo, o filme parece discurso de político.. fala muito e não diz nada.. dá aquela impressão de ser muito importante mas vc não entende do assunto, rsss. Abs.