sábado, 28 de janeiro de 2012

A Separação


Filme iraniano que é um dos mais aclamados do ano (está indicado aos Oscars de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original), o drama conta a história de um pai de família que está com o casamento em crise, precisa cuidar do pai com Alzheimer, e além de tudo se envolve numa briga judicial com a empregada, que o acusa de um crime que ele pode ou não ter cometido, dependendo de dados muito subjetivos (que o filme vai expondo aos poucos) e dos valores morais de cada um.

O filme me prendeu do começo ao fim - é um conflito muito bem elaborado, complexo, os personagens são convincentes, as performances são excelentes; tenho que reconhecer que o filme é bem feito dentro de sua proposta.

Não significa que eu goste dessa proposta. O problema é que eu acho que, em histórias sobre injustiça, conflitos morais, no mínimo 1 dos lados precisa estar certo (ou pelo menos tem que haver uma mensagem clara no final), mas aqui todo mundo é culpado de alguma forma. Os personagens são mostrados com simpatia, sensibilidade, de forma que a gente se põe no lugar deles, se identifica, mas depois quando você começa a tomar partido, o personagem faz algo de errado (mente, distorce fatos, é violento) e você vê que estava defendendo o bandido.

Ou seja, o filme acaba se tornando uma briga irritante entre pessoas falhas, que estão tentando livrar a cara jogando a culpa umas nas outras, e além disso sendo julgadas por uma lei irracional. A história é envolvente, o conflito é forte, difícil, mas não há muito de positivo - é o conflito pelo conflito. Não sei se o filme faz uma crítica à lei, à religião (que só serve pra bagunçar tudo ainda mais) aos atos dos protagonistas, ou se a intenção é apenas mostrar a confusão que dá quando você mistura misticismo com uma lei injusta e pessoas mentirosas num caso especialmente complicado, que não seria simples de resolver mesmo que todos os envolvidos fossem 100% racionais.

A Separation (Irã / 2011 / 123 min / Asghar Farhadi)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Babel, Crash - No Limite, Casa de Areia e Névoa.

NOTA: 5.0

Nenhum comentário: