terça-feira, 6 de março de 2012

Poder Sem Limites


Parece um desses filmes que mostram as origens dos super-heróis - 3 amigos de colegial descobrem um cristal misterioso, aparentemente extraterrestre, e a partir daí ganham superpoderes, como a habilidade de mover objetos com a mente e voar.

O filme é quase todo visto pela filmadora de um dos rapazes, no estilo found-footage (A Bruxa de Blair, Cloverfield, etc). Não há muito sentido pra essa linguagem aqui (afinal, algumas imagens não são da câmera) mas por outro lado, o melhor efeito do filme vem disso: o realismo documental das imagens em contraste com a fantasia dos eventos cria um resultado realmente fantástico - a sensação de voar nunca pareceu tão real fora de um sonho (na última década muitos filmes mostraram coisas inacreditáveis, principalmente catástrofes, filmadas de maneira realista, com câmera na mão - me parece sempre uma tentativa de reprisar o 11 de Setembro - o impacto daquelas imagens ao vivo, e esse filme tem vários desses momentos).

Mas essa técnica é a melhor coisa do filme, que não tem história. É basicamente o registro de 3 adolescentes tolos brincando com seus novos poderes, mas eles não têm nenhum objetivo. Na segunda parte o filme fica sombrio e pretensioso, explorando a "essência má" do homem, mas tudo de forma superficial (e revelando emoções conflitantes: a intenção de passar uma mensagem deprimente, ao mesmo tempo em que se utiliza de algo infantil e inocente pra agradar a plateia, fazendo-a se imaginar com poderes mágicos, capaz de tudo).

Teria gostado mais se a história fosse uma vingança contra os bullies, no estilo Carrie - A Estranha. Enfim, não é grande coisa, mas pelo menos é mais sério e original que a média.

Chronicle (Inglaterra, EUA / 2012 / 84 min / Josh Trank)

INDICAÇÃO: Quem gostou de X-Men: Primeira Classe, Kick-Ass, Cloverfield.

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: