terça-feira, 20 de março de 2012

Shame


Drama que se passa em Nova York e mostra a rotina de um homem atraente (Michael Fassbender, que aparece nu e ganhou atenção na mídia por causa do tamanho do pênis), porém deprimido, frustrado, que tem aversão a relacionamentos e tenta atingir certa satisfação através de prazeres físicos - fazendo sexo o tempo inteiro com todo tipo de mulher (e às vezes até homens) e cheirando cocaína. E pra piorar, vem morar com ele a irmã carente e desequilibrada (Carey Mulligan) que torna sua vida ainda mais desagradável.

O filme é Naturalismo puro - um registro passivo deste homem passando por diversas situações, intercalado por cenas longas e silenciosas onde nada acontece (ele correndo nas calçadas de Manhattan, ele demorando horas pra escolher um prato num restaurante, etc...). E não há análise ou explicações. O filme se chama "Shame" - mas vergonha de que? Da obsessão por sexo? Ele não me parece tão envergonhado. A irmã diz: "Nós não somos pessoas más, nós só viemos de um lugar ruim". Que lugar? A família? A cultura? Não se sabe. O propósito do filme parece ser o de contemplar a angústia como um fim em si mesmo.

(Acho engraçado que mesmo em casos nítidos de Naturalismo como esse - um filme que parece se orgulhar de não ter história/enredo/clímax - o cineasta tem a impressão de que ele não pode terminar o filme sem que nada aconteça - então quase sempre há uma morte ou algo drástico e aleatório próximo ao fim, pra dar pelo menos uma ilusão de desfecho; de que algo mais intenso aconteceu e agora o filme pode acabar — essa ideia de "guardar o melhor para o final" vem da Primazia do Espectador, do Princípio da Ascensão, que são princípios Idealistas, não Naturalistas)

Shame (Reino Unido / 2011 / 101 min / Steve McQueen)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Direito de Amar (bem melhor), O Solteirão (bem melhor), Brown Bunny, 9 Canções, O Último Tango em Paris, etc.

NOTA: 3.5

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi sou Ricardo do Blog Of Terror: http://www.ofterror.com.br.tc/ gostei muito do seu blog e estou seguindo, da uma olhada no meu se curti segue.

Rafael W. disse...

Quero muito assistir, uma pena que ainda não chegou por aqui.

http://cinelupinha.blogspot.com.br/

Caio Amaral disse...

Oi Ricardo, entrei no seu blog aqui mas ele está com algum problema na página.. a imagem toda embaralhada, mal da pra ler. Abs!

Oi Rafael, vc é de onde mesmo? Abs.