segunda-feira, 12 de março de 2012

W.E. - O Romance do Século


Segundo longa dirigido pela Madonna, que também bancou quase toda a produção, co-escreveu o roteiro e a música tema "Masterpiece" (que ganhou o Globo de Ouro mas não pôde ser indicada ao Oscar por causa das regras esquisitas da Academia - a canção não toca logo no início dos créditos finais, só começa 1 minuto depois!).

O filme conta a história do Rei Eduardo VIII da Inglaterra, que abriu mão do trono pra ficar com Wallis Simpson, uma americana que já havia se casado 2 vezes antes (quem toma seu lugar é seu irmão George VI, que foi o tema de O Discurso do Rei).

O roteiro alterna entre o passado e os tempos atuais, onde uma jovem solitária e desiludida está obcecada pela história de Edward e Wallis, que ela considera ser o maior romance de todos os tempos, pois abrir mão do trono é o maior sacrifício que ela pode imaginar. (Aqui eu me pergunto: por que a menina mede amor através de sacrifícios? É uma visão negativa das coisas e vai ver é por isso que ela está com um marido que bate nela.)

Achei o filme decente, honesto, embora seja um pouco superficial e naturalista (não revela nada sobre a essência do relacionamento de Wallis e Edward). Mas gostei da atriz que faz Wallis, há diálogos inteligentes, sutilezas, uma variedade de emoções... O maior problema do roteiro é a meia hora final que é interminável. Os principais conflitos já foram resolvidos e o filme continua, continua, sem ter muito mais o que mostrar. Ainda assim, ponto pra Madonna. To gostando mais dela do que do ex, Guy Ritchie.

W.E. (Reino Unido / 2011 / 119 min / Madonna)

INDICAÇÃO: Quem gostou de A Dama de Ferro, Grey Gardens, Coco Antes de Chanel.

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: