segunda-feira, 2 de abril de 2012

Um Método Perigoso


Drama histórico dirigido por David Cronenberg (A Mosca, Marcas da Violência) que mostra o nascimento da psicanálise. A história foca na amizade turbulenta entre Carl Jung (Michael Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Mortensen, em seu 3º filme com Cronenberg), e no relacionamento de Jung com Sabina Spielrein (Keira Knightley), inicialmente sua paciente, mas que depois se torna uma das primeiras mulheres psicólogas.

Quando você tem personagens fascinantes no meio da sua história (e você os caracteriza direito) fica muito difícil arruinar o filme completamente. Lembrei de David Lean que dizia que gostava de fazer filmes sobre personagens com quem ele gostaria de sair pra jantar. Concordo, e o filme começa bem por isso - não há 1, mas 3 personagens interessantes e bem caracterizados na história (o mínimo que se espera de um filme sobre psicanálise!).

Não apoio 100% as ideias deles, principalmente as de Freud que tinha uma visão bem determinista do homem. Jung já parecia acreditar no livre arbítrio e achava possível ajudar os pacientes, não queria apenas desvendar as origens de seus problemas, queria tentar corrigí-los (sou fã dos estudos dele sobre personalidades e arquétipos).

Em termos de estilo é um filme simples, direto, sem muita pretensão, que prende pelo conteúdo e pelos personagens (o elenco todo convence; só a Keira se fazendo de louca no começo que é um pouco exagerado e entra em conflito com a elegância natural que ela transmite).

A Dangerous Method (Alemanha, Reino Unido, Canadá, Suíça / 2011 / 99 min / David Cronenberg)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Criação, Kinsey - Vamos Falar de Sexo, O Homem Elefante, Freud Além da Alma, etc.

NOTA: 7.5

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá
Obrigado, muito boa indicação! Valeu a pena ver o filme, gosto muito do seu blog.
Seria interessante se vc postasse junto às resenhas o trailer do youtube ou a página no IMDB

Abraço!