domingo, 20 de maio de 2012

The Cabin in the Woods


Cinco estudantes viajam de carro pra uma cabana isolada no meio da floresta (numa situação propositadamente óbvia de filme de terror, que remete a Evil Dead, O Massacre da Serra Elétrica, etc). Paralelamente, técnicos numa indústria avançada acompanham os cinco através de câmeras escondidas, e se preparam pra uma operação misteriosa que a plateia entenderá (ou não) ao longo da trama.





 O diretor Drew Goddard é obviamente fã de terror e sua intenção era revitalizar o estilo dos filmes dos anos 70, 80, explorando sustos, suspense, fantasia - indo contra a tendência atual de violência extrema e realismo ("torture porn"), o que é ótimo. O problema é que, ao introduzir o mistério ao redor da cabana, o filme acaba se distanciando do terror e virando mais ficção-científica, se transformando num quebra-cabeça intrigante no estilo Lost. Tudo o que queremos é entender o mistério por trás da trama. E, assim como em muitos filmes construídos em cima de mistérios intrigantes, a explicação não é tão inteligente ou surpreendente quanto esperávamos (Goddard foi roteirista de vários episódios de Lost e também escreveu Cloverfield, o que apoia a teoria de que ele é melhor com começos do que com meios e fins). Apesar disso, ainda é interessante pela ousadia e criatividade. 

The Cabin in the Woods (EUA / 2012 / 95 min / Drew Goddard)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Piranha 3D, Arraste-Me Para o Inferno, O Albergue, Cabana do Inferno, etc.

NOTA: 7.0

2 comentários:

Rodrigo E. disse...

Na verdade não achei o filme muito original. O motivo de tudo aquilo acontecer é praticamente o mesmo do livro The Midnight Meat Train do Clive Baker, junto com umas pitadas daqueles cultos esotéricos presentes nos livros do H. P. Lovecraft.
Mas o filme não deixa de ser razoável(em comparação com a maioria dos filmes do gênero hoje em dia), pena que não conseguem manter mesmo aquele clima de terror do começo.

Caio Amaral disse...

Oi Rodrigo..! Nem usei a palavra "original" na crítica, mas claro, se vc for vasculhar no passado e em outras artes vai descobrir que nada de fato é completamente original.. Quando digo que o filme tem ousadia e criatividade, é mais pra dizer que não é um clichê.. que o filme não copia a fórmula de todos os outros filmes de terror.. ou seja, que sai do convencional, tem ideias mais elaboradas, etc.. Abs.