terça-feira, 1 de maio de 2012

Os Vingadores


Produção da Marvel Studios, o filme reúne Homem de Ferro, Hulk, Capitão América e Thor, que são recrutados pra missão de impedir Loki, irmão de Thor, de destruir a Terra. Há também outros personagens importantes (como a agente Natasha Ramanoff, feita pela Scarlett Johannson), que até onde eu entendi não são super-heróis, mas que por algum motivo também sabem fazer coisas impossíveis.

De todos os heróis, o que se destaca mais é o Homem de Ferro, provavelmente porque seus filmes foram os que faturaram mais individualmente. Achei o filme bem feito e divertido, em grande parte porque há vários astros no elenco e o filme reserva tempo pra que cada um deles tenha seu destaque na história. Os diálogos são mais inteligentes que a média, o humor funciona - o maior problema talvez seja a história que não é das mais interessantes. Embora as cenas individuais funcionem, não há algo que nos prenda à história como um todo - não há conflitos pessoais, riscos preocupantes, etc. E isso vai criando uma sensação de cansaço após 1 hora e pouco de filme (que tem quase 2 e meia).


Um erro frequente nesses filmes é não dar à plateia uma noção específica da força dos heróis; como eles parecem indestrutíveis, muito do envolvimento se perde. Há várias cenas em que eles supostamente estão correndo perigo (por exemplo quando Thor está preso dentro da caixa de vidro caindo da aeronave) mas a gente não se importa, pois temos a impressão de que eles são imortais. Se não há o que perder, não há o que comemorar também. Ainda assim o elenco, a interação entre os diversos heróis e as cenas de ação acabam divertindo.

The Avengers (EUA / 2012 / 142 min / Joss Whedon)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Homem de Ferro, X-Men, Thor, Quarteto Fantástico, etc.

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: